Programa Caminhos do Agro atinge 330 km de estradas rurais em PG | aRede
PUBLICIDADE

Programa Caminhos do Agro atinge 330 km de estradas rurais em PG

Após o período de chuvas intensas, equipes dão sequência à manutenção contínua das estradas rurais. Nesta fase, máquinas estão atuando nas estradas do Taquari dos Polacos, Taquari dos Russos, Alagados e Itaiacoca.

Bruno Costa ressalta ainda que esse primeiro ano de trabalho foi apenas o início de uma transformação
Bruno Costa ressalta ainda que esse primeiro ano de trabalho foi apenas o início de uma transformação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está retomando as ações do Programa Caminhos do Agro, que completou recentemente um ano de trabalho. O programa realizou ao longo desse período a mais completa ação de manutenção de vias rurais da história do município, superando 330 km de estradas recuperadas e readequadas.

A prefeita Elizabeth Schmidt ressalta que o programa visa ao desenvolvimento da zona rural, favorecendo o escoamento da produção agropecuária com redução de custos, facilitando também o acesso às propriedades, serviços de emergência e o deslocamento das pessoas. “Estamos alcançando a marca expressiva de mais de 300 km de estradas rurais recuperadas, o que equivale quase três vezes a distância entre Ponta Grossa e Curitiba”, diz a prefeita.

GALERIA DE FOTOS

  • Bruno Costa ressalta ainda que esse primeiro ano de trabalho foi apenas o início de uma transformação
    Bruno Costa ressalta ainda que esse primeiro ano de trabalho foi apenas o início de uma transformação
  • Bruno Costa ressalta ainda que esse primeiro ano de trabalho foi apenas o início de uma transformação
    Bruno Costa ressalta ainda que esse primeiro ano de trabalho foi apenas o início de uma transformação
  

Na avaliação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, o Programa Caminhos do Agro representa uma importante estruturação das estradas rurais do município, com a execução de patrolamento, escarificação, cascalhamento e compactação do leito de vias.

O trabalho também contempla a execução e manutenção dos dispositivos de drenagem, como as caixas de contenção, bueiros, saídas laterais e caixas de dissipação, para que as vias perdurem por mais tempo sem a interferência da água na pista de rodagem.

“Nossa região tem sido atingida por fortes chuvas, com volume muito acima da média histórica. Mesmo assim, foram registrados alguns problemas pontuais, que rapidamente foram solucionados pelas nossas equipes”, destaca o secretário.

Bruno Costa ressalta ainda que esse primeiro ano de trabalho foi apenas o início de uma transformação. “Com a continuidade do Programa Caminhos do Agro, teremos condições melhores de manter as nossas estradas rurais transitáveis tanto no período que está entrando da safra de grãos, quanto para o turismo, o transporte escolar e a circulação de pessoas”, conclui.

Ações emergenciais

Com as intensas chuvas ocorridas recentemente em Ponta Grossa, o Programa Caminhos do Agro precisou intensificar as ações em algumas localidades. Na região da Bocaina, as equipes trabalharam para melhorar as condições de tráfego, com a realização de galerias pluviais em pontos específicos da estrada, onde o rio encobriu toda a via diante das fortes chuvas, juntamente com compactação de cascalho nos pontos críticos com maquinários próprios e de terceiros.

Na região do Cará-Cará, próximo à rodovia BR-376 km 508, conhecida como estrada da Copiosa Redenção, as equipes também atuaram na recuperação de galerias pluviais, e com o uso de maquinário para melhorar a trafegabilidade.

Ações rápidas também foram realizadas na estrada do Taquari dos Russos e Taquari dos Polacos, onde havia pontos intrafegáveis, prejudicando as comunidades.

Um trabalho intenso também foi executado na Estrada do Alagados, com a recuperação completa de um trecho de 400 metros que havia sido danificado pelas fortes chuvas e que precisou ser interditado temporariamente. Com o uso de duas retroescavadeiras trabalhando juntas, as equipes fizeram a retirada da lama e realizaram drenos com camada granular de rachão, que foi utilizado em grandes quantidades para a recomposição do leito, fazendo com que a água em excesso pudesse sair mais rápido da via.

As equipes atuaram também na recuperação das laterais da estrada, realizando a abertura de canais de escoamento de água, provenientes das chuvas.

Os distritos de Uvaia, Guaragi, Itaiacoca, além das localidades do Taquari e Vila Velha, também foram contemplados com cargas de cascalho em trechos de difícil trafegabilidade.

Com informações: assessoria da imprensa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE