Capitão Saulo garante lealdade à prefeita Elizabeth pela reeleição | aRede
PUBLICIDADE

Capitão Saulo garante lealdade à prefeita Elizabeth pela reeleição

Vice-prefeito revela que vai se candidatar, mas ainda avalia se vai compor chapa na eleição majoritária com a atual gestora ou buscar uma vaga na Câmara de Vereadores

Vice-prefeito revela que vai se candidatar, mas ainda avalia se vai compor chapa na eleição majoritária com a atual gestora ou buscar uma vaga na Câmara de Vereadores
Vice-prefeito revela que vai se candidatar, mas ainda avalia se vai compor chapa na eleição majoritária com a atual gestora ou buscar uma vaga na Câmara de Vereadores -

Emmanuel Fornazari

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Vice-prefeito da gestora Elizabeth Schmidt e prefeito em exercício nesta semana em Ponta Grossa, Saulo Vinícius Hladyszwski é o entrevistado desta semana na série ‘De Olho em 2024’, do Jornal da Manhã e do Portal aRede. Ele conduz a Prefeitura de Ponta Grossa desde o último sábado (03) até este domingo (12), enquanto a prefeita está em viagem a Barcelona, na Espanha, para participar do Smart City Expo World Congress.

Após carreira na polícia militar, com destaque para a coordenação da Patrulha Comunitária Escolar e o PROERD, ele destaca a importância de uma cidade mais segura e apoio à educação.  Saulo aponta ainda a importância da união das forças políticas em prol do desenvolvimento de Ponta Grossa e se diz preparado para 2024, mas garante lealdade à prefeita Elizabeth. “Pode ser como vice-prefeito, pode ser como vereador, mas é esse o grupo político que a gente resolveu ficar”. Confira abaixo os principais trechos da entrevista especial. O vídeo completo está disponível aqui no Portal aRede.

VÍDEO
Vice-prefeito revela que vai se candidatar, mas ainda avalia se vai compor chapa na eleição majoritária com a atual gestora ou buscar uma vaga na Câmara de Vereadores | Autor: Portal aRede
 

aRede: Como está sendo a experiência enquanto prefeito em exercício?

Saulo Vinícius Hladyszwski: É uma experiência fantástica, o motivo pelo qual nos credenciamos a estar vice-prefeito da cidade. Quando existe a impossibilidade de a prefeita estar no exercício da função, nós entramos para poder cumprir e dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido de maneira exemplar. Eu acredito que, até pela maturidade que eu me encontro politicamente nesse momento, tem sido o melhor período que eu passei. Essa é a quarta vez que eu assumo. É o melhor período que eu passei mesmo diante das dificuldades que nós tivemos com a questão da chuva de granizo. Uma grande parte das nossas ações essa semana foi justamente para fazer essa reconstrução da nossa sociedade. Aproveito esse espaço para agradecer a população ponta-grossense que fez doações.

aRede:  O senhor começou efetivamente na política na última eleição. Qual a avaliação desses três anos dessa nova jornada?

Saulo: Eu estive por 23 anos na Polícia Militar, um ano e um mês no Exército. Eu ainda percorri um caminho um pouco diferente dentro da Polícia Militar, que foi trabalhar com policiamento comunitário junto a crianças e adolescentes. Agradeço todos os dias a Deus a ter me dado essa oportunidade de ter implantado o Programa Patrulha Escolar Comunitária no Estado do Paraná e ter trabalhado com o PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que leva a prevenção primária às escolas. Depois de 16 anos à frente desses programas, tendo formado mais de 70 mil alunos, eu ingresso na carreira política com essa vontade de fazer a diferença. Nós implantamos o grupamento da Ronda Comunitária Escolar, que faz parte do programa Escola Segura. Nós atendemos, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, num trabalho brilhante desenvolvido pela doutora Tânia [Sviercoski, secretária], 168 estabelecimentos escolares. O alcance que nós temos é de aproximadamente 100 mil habitantes. Então, você ver isso se realizar realmente é uma coisa fantástica. E agora em especial enquanto prefeito em exercício, eu fico estupefato, realmente espantado com a vitalidade e a força que a minha prefeita Elizabeth Schmidt tem para conseguir dar conta de tudo isso. Você acorda 5 horas da manhã, 5h30 da manhã, começa a pensar no que está acontecendo e só vai parar às vezes no outro dia. Eu já estou adaptado, posso dizer assim, e cada vez mais apaixonado em buscar fazer o melhor para a nossa cidade.

aRede:  Qual será a tua participação na eleição do ano que vem?

Saulo: A ideia é estar junto ao grupo e esperar algumas definições que ainda têm que acontecer. Eu estou no Partido dos Republicanos. Nós viemos de chapa pura no primeiro momento para a própria eleição municipal, tanto eu quanto a prefeito Elizabeth no PSD. E no ano passado eu vim para o Partido dos Republicanos. Eu tenho a certeza que eu vou estar na urna no ano que vem, mas não sei se vai ser enquanto [candidato a] vice-prefeito ou vereador. Como eu falei, isso depende muito da conjuntura política. Estou preparando minha carreira, estou trabalhando com a possibilidade de estar vereador, até pra também ter um aprendizado diferenciado. Pode ser como vice-prefeito, pode ser como vereador, mas é esse o grupo político que a gente resolveu ficar.

aRede: Qual a importância de uma boa integração política para o desenvolvimento da cidade?

Saulo: É importantíssima essa parceria com o Poder Legislativo, com outras forças, e até mesmo com o governo federal. Estamos em lados teoricamente distintos, falando politicamente, mas o todo o auxílio é muito necessário e a política é feita dessa maneira. Nós precisamos de todas as forças para fazer com que as coisas aconteçam aqui. A exemplo do nosso deputado federal, Aliel Machado, que vem trazendo muitas emendas, vem trazendo muitos recursos para Ponta Grossa e que hoje é um parceiro da nossa prefeitura municipal, justamente pelo alcance que ele tem [com o governo federal]. E temos, lógico, o nosso grupo político junto ao governador Ratinho Junior, ao deputado [federal] Sandro Alex [licenciado, atualmente secretário de Infraestrutura e Logística], e ao Marcelo Rangel [ex-prefeito e ex-deputado estadual], que também é secretário de Inovação aqui no nosso estado, que também nos ajudam muito. Estive essa semana falando com o deputado Sandro. Eu assinei um aditivo da obra dos Alagados para asfaltar os 6,5 km que vão chegar até a ponte do Rio São Jorge [com pedra irregular]. Nós temos em Ponta Grossa, pela eleição passada, muitos deputados estaduais, deputados federais, que não são aqui da região, e acabaram recebendo votos aqui. Existe inclusive uma campanha por parte da Acipg para que realmente eles façam jus aos votos, que tragam recursos.

aRede: Quais os principais desafios que ainda precisam ser enfrentados em Ponta Grossa?

Saulo: São muitos os desafios ainda, mas nós temos trabalhado fortemente pra buscar cada vez mais as melhores condições para nossa população. A exemplo da saúde, nós tínhamos problemas crônicos na questão dos próprios postos de saúde. Tivemos 15 postos que já foram reformados no ano passado. Esse ano nós temos mais 15. No ano que vem vamos completar a reforma das nossas unidades básicas de saúde para melhor atender a nossa população. Foram 30 médicos que vieram aqui para Ponta Grossa através de recursos do governo federal, aliados aos outros 20 médicos que nós mesmos contratamos. Nós temos também as nossas UPAs, que foram aparelhadas. Hoje, acredito que dá para perceber que o número de reclamações diminuiu bastante, porque houve a descentralização desse serviço para as unidades básicas de saúde, que é a responsabilidade da prefeitura municipal. Nunca se investiu tanto em asfalto na cidade. O objetivo é chegar nos 100%. Estamos trabalhando fortemente, mesmo tendo perdido pelo menos 2 anos no início da gestão. Nós sabemos a dignidade que traz o asfalto para as pessoas. É maravilhoso você andar hoje nas nossas ruas, nos nossos bairros e ver a diferença que nós temos. A gente coloca o nosso nome, mais uma vez à disposição, justamente para buscar, assessorar e tentar trabalhar, trabalhar para que cada vez mais a nossa população tenha uma condição de vida melhor.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE