Rede 5G está disponível em 15 bairros de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Rede 5G está disponível em 15 bairros de Ponta Grossa

Tecnologia foi lançada em PG nesta quinta-feira (26)

O lançamento ocorreu após uma reunião com a prefeita Elizabeth Schmidt
O lançamento ocorreu após uma reunião com a prefeita Elizabeth Schmidt -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura de Ponta Grossa fez o lançamento da rede 5G. De acordo com o Poder Executivo, a nova tecnologia estará disponível em 15 bairros, cobrindo 75% da cidade, incluindo Centro, Boa Vista, Cara Cará, Chapada, Contorno, Estrela, Itaiacoca, Jardim Carvalho, Neves, Nova Rússia, Oficinas, Olarias, Orfãs, Ronda e Uvaranas.

"Queremos ser parceiros na transformação digital por meio da conectividade. O 5G abre portas para um futuro mais brilhante. Ponta Grossa é uma cidade inteligente e essa expansão é um passo muito importante", destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

A rede 5G foi lançada em julho de 2022, em Brasília (DF), e desde então vem sendo implementada gradualmente em outras cidades, seguindo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a demanda de mercado das operadoras.

O que é o 5G?

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações, o 5G, ou quinta geração da telefonia móvel, é uma nova tecnologia de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis. Ele sucede gerações anteriores, mas autoridades e especialistas apontam que terá melhorias não apenas incrementais, mas qualitativas.

Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit /s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE