Prefeitura quer monitorar Ponta Grossa com 1 mil câmeras | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura quer monitorar Ponta Grossa com 1 mil câmeras

Meta foi anunciada durante evento que lançou o programa Vizinhança Segura para comerciantes do Centro

Secretária Tânia Sviercoski detalha expansão do programa Vizinhança Segura para a região central
Secretária Tânia Sviercoski detalha expansão do programa Vizinhança Segura para a região central -

Emmanuel Fornazari

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, quer mais que triplicar o número de câmeras de monitoramento na cidade. O objetivo é passar dos 280 equipamentos atuais para 1 mil. A meta foi divulgada durante cerimônia de lançamento do programa Vizinhança Segurança para a região central de Município.

A ampliação contará com investimento público e parcerias com a iniciativa privada. Inclusive, a aliança com empresários sustenta a nova fase do programa. Isso porque os donos dos estabelecimentos vão poder ceder o acesso às câmeras particulares que possuem em frente às lojas à Central de Videomonitoramento. O único detalhe é que a Secretaria só fará o uso de dispositivos voltados para a rua. Câmeras internas não entram no combo.  

O sinal vai ser transmitido à central, mas não monitorado em tempo real. Se um empresário notar uma “atitude suspeita”, ele deve acionar os agentes, que recuperarão imagens desta câmera e de outras ao redor para criar uma possível rota do suspeito e, assim, fazer a ação cabível. “Vamos otimizar e dar uma informação assertiva para as forças de segurança para abordagens preventivas ou repressivas, se for o caso”, aponta a secretária da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski. Os empresários que quiserem ceder as imagens das câmeras de segurança devem assinar o termo de consentimento pelo site smcsp.pontagrossa.pr.gov.br.

O vice-prefeito, capitão Saulo Hladyszwski, afirma que a integração entre os órgãos de segurança e comunidade deve ser uma premissa dos governos. “A participação da comunidade é fundamental. É justamente essa a filosofia de polícia comunitária. Com as 1 mil câmeras, conseguiremos ter um atendimento ainda mais rápido”, crava, ao lembrar que o programa PG Mais Segura, do qual o Vizinhança Segura é derivado, foi uma bandeira dele com a prefeita Elizabeth Schmidt durante a campanha vitoriosa ao Paço Municipal.

Já para o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial (SDP), Nagib Nassif Palma, é necessário investir em cumplicidade com a população. “O Poder Público não dá conta de tudo na questão da segurança. A sociedade vai crescendo e a estrutura estatal não acompanha. Isso se resolve com a junção de forças, dos órgãos de segurança e da comunidade, e com planejamento de ação. É preciso a população se envolver porque a gente vive de informações [para combater o crime e investigar casos]”, conclama.

Primeira fase no Jardim Amália

O programa Vizinhança Segura começou no Jardim Amália. A escolha para esta região ter recebido o projeto-piloto foi devido à instalação de uma divisão da Defesa Civil no local. O Jardim Amália foi devastado por um temporal em 2015 e é susceptível vendavais pelas características da região. Porém, a extensão do projeto para a região central agrada os comerciantes. “Vai trazer muitos benefícios. Será de grande valia, com certeza”, comemora João Fagundes, dono de um estacionamento. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE