'Mascotes da Alegria' ensinam sobre dignidade animal
Em outubro, mais de 900 crianças e adultos serão orientadas sobre o bem-estar e a interação estruturada com animais
Publicado: 20/10/2023, 14:30
Fundado há mais de 13 anos, em Ponta Grossa e atuando na região, o 'Mascotes da Alegria' é um projeto voluntariado que trabalha com algumas intervenções assistidas por animais (educação e atividade), focando na educação animalista.
O 'Mascotes da Alegria', compartilha conhecimentos sobre à dignidade animal, sobre o sofrimento envolvido nas atividades humanas de produção (carne, ovos, couros, peles, etc.), de experimentação científica, dentre outras, e sobre as alternativas de consumo e de vivência mais sustentáveis.
Para o 'Mascote da Alegria', os animais são agentes motivadores no tratamento de pessoas com problemas físicos, emocionais, de aprendizagem, de linguagem e com deficiência. Em outubro, serão atendidas mais de 900 crianças e adultos com necessidades especiais para o ensino do bem-estar e interação estruturada com animais.
Segundo a médica veterinária, Erika Zanoni Fagundes Cunha, os animais que participam do projeto passam por testes comportamentais, banhos específicos e exames clínicos rigorosos (com médica veterinária), para não comprometer a saúde dos assistidos.
Com relação à pesquisa, ela conta que a organização não governamental (ONG) publicou resumos em congressos da área nacional e internacional (Toronto-Canadá, no Simpósio da Animal Behavior), além disto, o 'Mascotes da Alegria' ganhou um concurso internacional intitulado de “As 20 melhores estratégias de ensino do bem-estar animal da América Latina”.
Também foram publicados três artigos em revistas internacionais e escritos dois capítulos de livros publicados em Portugal e na Colômbia. O grupo apresentou também diversas palestras em todo o Brasil e no exterior, como em Lima, no Peru, no II Congresso pela Paz e I Simpósio da Gentileza, e na Universidade Autônoma de Lisboa, Portugal.
Erika lembra ainda que O 'Mascotes da Alegria' também atuou como consultores para as mudanças no Projeto de Lei nº 5083/2016, no Congresso nacional.
O 'Mascotes da Alegria' convida as instituições para parcerias.
Hospital
Em outubro, o 'Mascotes da Alegria' participou de uma ação do Jeito de Cuidar Unimed, levando dois cachorrinhos para animarem os pacientes internados.