Tempo nublado frustra observação do eclipse em PG
Ápice do eclipse acontece às 16h38, mas a densa camada de nuvens impede que o fenômeno seja observado em Ponta Grossa - apenas quem tiver a sorte (ou já teve) de estar em um lugar onde surgir alguma fresta poderá observar
Publicado: 14/10/2023, 16:34
A expectativa de acompanhar o eclipse parcial do Sol, na tarde deste sábado (14), em Ponta Grossa, foi frustrada por uma densa camada de nuvens, que deixa o dia nublado na cidade. Apesar da observação em Ponta Grossa não ser a melhor possível (o privilégio de ver o eclipse anular, em cerca de 90%, ficou restrito a municípios do Norte e Nordeste brasileiro) havia a esperança de poder observar esse raro fenômeno no céu.
Quem conseguiu observar na cidade foi à base da sorte, nos pontos específicos onde alguma ‘fresta’ se formou entre as camadas de nuvem (algo que praticamente ocorreu apenas no início do fenômeno), como a reportagem do Portal aRede conseguiu flagrar às 15h57 (foto). Em Ponta Grossa, conforme informou o astrônomo amador Leonardo Rataieski Soares, o eclipse acontece das 15h45 às 17h45, com o ápice atingido às 16h38.
Agora, para quem não conseguir observar neste sábado, os brasileiros terão a chance de acompanhar algo semelhante apenas no dia 26 de janeiro de 2028. Já para quem estiver na parte de cima do globo terrestre, no dia 8 de abril de 2024 acontecerá um eclipse total do Sol, que poderá ser visto da América do Norte.