Eclipse solar acontece neste sábado; confira como ver em PG | aRede
PUBLICIDADE

Eclipse solar acontece neste sábado; confira como ver em PG

Astrônomo amador dá dicas de observação e como acompanhar o fenômeno de forma segura. Na região, pico poderá observado por volta das 16h40

Pico da visualização ocorrerá por volta das 16h40 deste sábado
Pico da visualização ocorrerá por volta das 16h40 deste sábado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Poderá ser visto neste sábado (14), em todo o Brasil, caso as condições meteorológicas permitirem, o eclipse do Sol. Em alguns pontos do país, ele será total, anular, ao passo que no Paraná, por exemplo, ele parecerá apenas parcial. Em Ponta Grossa, o eclipse poderá ser visto pelo período de duas horas, das 15h45 às 17h45. Esse fenômeno acontece quando a lua entra na frente do Sol e projeta uma sombra na terra.

O astrônomo amador Leonardo Rataieski Soares, que auxilia na captura de dados de estrelas variáveis na (AAVSO) American Association of Variable Star Observers, morador de Ponta Grossa, dá dicas de observação aos interessados no fenômeno. Ele explica que o eclipse poderá ser observado a partir das 15h45, quando a lua começará a ficar oculta, atingindo o pico às 16h40.

GALERIA DE FOTOS

  • Por onde poderá ser visto o eclipse
    Por onde poderá ser visto o eclipse
  • Início do eclipse
    Início do eclipse
  • Hora do pico do eclipse na região
    Hora do pico do eclipse na região
  • Fim do eclipse
    Fim do eclipse
  • Gráfico de locais
    Gráfico de locais
 

“Não há um local específico para ter uma melhor visualização do evento. Tendo uma boa visão do Sol, já é possível. Se tivermos poucas nuvens, ainda será possível ver o evento, mas se permanecer brusco, não será possível. Então temos que torcer para que o tempo ajude e permita a observação do evento”, resume o especialista.

Quanto à visualização, não se pode olhar diretamente para o Sol, nem com óculos solares. Assim, Soares faz um alerta: há apenas uma forma segura de se observar o eclipse. “Não se deve usar óculos de sol, chapas de raio-x ou qualquer anteparo escuro próprio para isso, pois a chance de ficar cego é grande. Recomenda-se usar vidro de soldador n° 14, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção. Ou fazendo uma câmara escura, usando uma caixa de sapatos”, informa.

Também não é recomendado apontar câmeras diretamente para o Sol, nem celulares, pois o ato poderá resultar em danos ao sensor do dispositivo. Nesse caso, o recomendável é utilizar um filtro solar específico para as lentes ou fotografar através da máscara de solda.

No território brasileiro, o fenômeno ocorrerá de forma total em cidades do Norte e Nordeste, como Canaã dos Carajás (Pará), Floriano (Piauí), Carnaúba dos Dantas e Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba). Nesses locais, o dia ficará literalmente noite por algum tempo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE