PG vai ganhar novo Colégio Estadual no Residencial Costa Rica
Projeto de lei prevê a doação de uma área de 25 mil metros quadrados da Prefeitura para que o Governo do Paraná construa a nova escola
Publicado: 02/10/2023, 18:00
Ponta Grossa deve ganhar um novo Colégio Estadual para atender alunos da região do bairro Neves, especialmente dos núcleos residenciais Jardim Costa Rica, Londres e Panamá. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2) durante sessão da Câmara Municipal de Ponta Grossa, quando o vereador e presidente do Legislativo Felipe Chociai (PSD) colocou em discussão o regime de urgência para o projeto de lei 366/2023, de autoria da Prefeitura de Ponta Grossa: a proposta prevê a doação de uma área do município, localizada no Costa Rica, para que o Governo do Paraná construa a nova escola.
Caso a proposta seja aprovada pelos vereadores e sancionada pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), o que deve ocorrer nas próximas semanas (por conta do regime de urgência aprovado nesta segunda), a área que será doada ao Estado fica localizada na rua Odete de Fátima da Silva, via quase paralela com a Estrada Municipal Sebastião Bastos. No projeto enviado pela Prefeitura, constam detalhes técnicos sobre o terreno, que possui mais de 25 mil metros quadrados, e também que a área foi escolhida dentre diversas opções oferecidas pelo município.
O novo colégio, que ainda não teve o nome escolhido divulgado, irá atender alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e, de acordo com informações de bastidores obtidas pelo Portal aRede e o Jornal da Manhã, estará entre os maiores de Ponta Grossa quando estiver em pleno funcionamento.
A reportagem também entrou em contato com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa para buscar mais informações sobre o projeto, os investimentos na obra e também uma estimativa de quantos estudantes serão atendidos pela nova escola. Todavia, em nota, o NRE informou que “esta questão está em trâmite inicial e que, em momento apropriado, enviaremos informações aos veículos”.
DEMANDA
Lideranças e a comunidade dos residenciais existentes nesta região buscam a construção de uma escola na região há algum tempo, o que motivou, inclusive, que o tema estivesse entre as demandas enviadas pela Câmara Municipal à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em sessão solene realizada há duas semanas, durante a feira Transforma Agro no Centro de Eventos. “Tenho a certeza que os pedidos representam as necessidades da população da cidade, e por isso, serão atendidos pela Assembleia, demonstrando a eficácia da iniciativa descentralizada do Legislativo Estadual”, disse, durante o evento, o presidente Chociai.
OBRAS
PG investirá R$ 3 mi em reforma de escola
Em âmbito municipal, a Prefeitura de Ponta Grossa confirmou, via Diário Oficial, que pode investir até R$ 3,1 milhões - preço máximo previsto pelo edital aberto pelo Poder Executivo - na reforma e ampliação da Escola Aristeu Costa Pinto, localizada no bairro da Ronda. No edital divulgado pela secretaria da Infraestrutura e Planejamento, disponível na íntegra no Portal da Transparência da Prefeitura, as empresas interessadas deverão apresentar propostas até esta semana e abertura dos envelopes será feita na próxima terça-feira (10), às 9 horas da manhã.