Lideranças vêm a PG e participam da 'Caravana Unidos pelas Mulheres'
A Caravana tem o objetivo de auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres
Publicado: 04/08/2023, 17:46
Ponta Grossa recebeu nesta sexta-feira (04) a “A Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (SEMI), com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
Prefeitos, vice-prefeitos(as), primeiras-damas, vereadores(as), procuradoras municipais da mulher, coordenadoria técnica e equipe técnica de política para mulheres dos municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) lotaram o Centro de Convenções do Shopping Palladium.
O evento contou ainda com a presença do governador do estado em exercício, Darci Piana. “A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres tem percorrido diferentes regiões do Estado, com o objetivo de auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres, para facilitar o acesso aos projetos e recursos estaduais para este público.”, afirma Darci.
Os programas e projetos desenvolvidos pelo governo foram apresentados pela secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. “Temos diversos programas voltados para as mulheres nas secretarias estaduais, mas muitos municípios não conhecem ou têm dificuldades de acessá-los. Por isso, vamos capacitar os municípios para que quando tivermos oportunidade em áreas como habitação, acesso ao crédito, segurança pública e saúde possamos ser facilitadores do acesso aos serviços e recursos”, explica Leandre.
Elizabeth Schmidt, prefeita de Ponta Grossa e anfitriã do evento, considerou muito positiva a expressiva quantidade de pessoas presentes. “Tivemos a sorte de receber a Caravana em pelo Agosto Lilás, que é o mês de enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres. Para nós, esse centro de convenções lotado é uma demonstração da prioridade com que essa questão tem sido tratada não só Ponta Grossa, mas também em toda região do Campos Gerais.”, afirma Elizabeth.
Para a secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social, Tatyana Denise Belo, a caravana é uma oportunidade de fortalecimento das políticas públicas para mulheres. “Essa interlocução é necessária para que os municípios deixem de trabalhar de forma isolada e juntos passem a desenvolver ações que efetivamente garantam direitos, combatam desigualdades, discriminações e todas as formas de violência”, avalia Tatyana