Competição de engenharia reúne alunos da UTFPR | aRede
PUBLICIDADE

Competição de engenharia reúne alunos da UTFPR

O Hackaton DAF aconteceu entre os dias 17 e 19 de julho. As melhores ideias apresentadas na competição foram premiadas

Competição de engenharia mecânica e elétrica reúne alunos da UTFPR
Competição de engenharia mecânica e elétrica reúne alunos da UTFPR -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Seis universitários das áreas de engenharia mecânica e elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foram reconhecidos no primeiro Hackathon DAF. O evento aconteceu entre os dias 17 e 19 de julho na sede da DAF Caminhões, em Ponta Grossa. Seu objetivo foi desafiar e inspirar jovens talentos a criarem soluções inovadoras para problemas específicos relacionados às suas áreas de estudo.

A competição reuniu seis mentores orientadores e 18 estudantes em pequenos times. Cada equipe enfrentou o desafio de desenvolver soluções criativas para problemas reais relacionados à engenharia mecânica e elétrica, a melhor ideia dentro de cada área foi premiada. 

“O Hackathon é um evento onde pequenos times são formados para pensar em soluções para problemas específicos. O projeto é uma excelente forma de desenvolver soluções inovadoras, criar networking e atrair novos talentos para a organização. A oportunidade traz, também, novos conhecimentos e propostas de metodologias de trabalho para os estudantes, mentores e organizadores. Com isso, fortalecemos o relacionamento com a comunidade acadêmica e o employer branding da empresa, atraindo ótimos talentos em início de carreira”, explica Jeanette Jacinto, Diretora de RH da DAF Brasil.

Inscrições concorridas e seleção criteriosa

As inscrições para o projeto foram abertas no início de junho e a procura foi intensa. Em menos de três horas, todas as 18 vagas disponíveis foram preenchidas, com um total de 40 inscrições analisadas cuidadosamente pela organização de acordo com critérios de elegibilidade estabelecidos.

Para participar, os interessados deveriam estar matriculados nos cursos de engenharia mecânica ou elétrica da universidade, cursando a partir do 5º semestre, e efetuar a inscrição em grupos com três integrantes cada.

Imersão na competição

O primeiro dia do evento foi marcado por uma visita técnica à fábrica da DAF, em Ponta Grossa, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o ambiente industrial e interagir com os profissionais. Em seguida, o time de Desenvolvimento de Produto da DAF apresentou os desafios que deveriam ser solucionados durante o Hackathon. Os participantes também foram introduzidos à metodologia Canvas, uma ferramenta estratégica fornecida pelo SENAI para auxiliar na estruturação das soluções dos projetos.

No segundo dia, as equipes trabalharam remotamente, contando com a orientação dos mentores para desenvolverem suas propostas com precisão e eficiência. Já o terceiro e último dia aconteceu na fábrica da DAF, onde cada equipe teve de 5 a 10 minutos para apresentar sua solução através. Após avaliação dos gestores do time de Desenvolvimento de Produto DAF Brasil, dois times foram escolhidos como vencedores.

Vencedores e premiação

O time de engenharia mecânica, composto por Rogério Vinicius Castelari, David Visineski, Gustavo de Aquino Cabral e, foi o vencedor na categoria mecânica. Enquanto o grupo de engenharia elétrica formado por Victor Cesar Simões de Oliveira, Tiago Horiy Fernandes e Lucas Portello Gobbi, conquistou o primeiro lugar na categoria elétrica.

Além do reconhecimento com troféus, os vencedores receberam como premiação seis meses de curso de inglês em uma plataforma de idiomas, abrindo portas para aprimorarem suas habilidades linguísticas e impulsionarem suas carreiras no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE