Evangélico decide nesta quinta se irá ceder hospital para Santa Casa | aRede
PUBLICIDADE

Evangélico decide nesta quinta se irá ceder hospital para Santa Casa

Caso sócios aprovem a doação, o prédio será utilizado para atendimentos via SUS em Ponta Grossa

Caso sócios aprovem a doação, o prédio será utilizado para atendimentos via SUS em Ponta Grossa
Caso sócios aprovem a doação, o prédio será utilizado para atendimentos via SUS em Ponta Grossa -

Vitor Carvalho

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma assembleia nesta quinta-feira (6) irá definir se o patrimônio imobiliário da Sociedade Evangélica Beneficente de Ponta Grossa (Hospital Evangélico) será doado para o Hospital Santa Casa de Misericórdia. A Assembleia Geral Extraordinária está marcada para as 19h30, na sede do salão da Paróquia Evangélica Luterana dos Campos Gerais, localizada da rua Francisco Burzio, Centro da cidade. Caso os sócios optem pela cessão do prédio à Santa Casa, apenas atendimentos do SUS serão realizados neste novo espaço.

O Hospital Evangélico foi desativado em abril de 2016 e, desde então, segue com imóvel desocupado na rua Pastor Fugman, 747. Quando anunciou o fechamento das atividades por conta do alto custo de operação, os atendimentos realizados no local foram direcionados para o Hospital Universitário Regional, que pertence à UEPG. À época, o Evangélico realizava 400 atendimentos por mês, com uma média de 280 partos.

Para mobilizar os sócios do HE com o objetivo de decidir o futuro do hospital, foi publicado um edital de chamamento da assembleia, assinado pelo presidente da Sociedade Evangélica, Carlos Roberto Justus Madureira. O prédio sob comando do Evangélico foi construído na década de 1960 e, no ano em que decidiu fechar as portas, 93% dos atendimentos do HE eram realizados em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

No momento em que anunciou o fim das atividades, uma carta foi divulgada pela direção do HE, que destaca, além das dificuldades financeiras, necessidade de reforma e ampliação para se adequar as novas exigências legais e sanitárias regulamentadas pela Saúde do Estado.

Vereadores apoiam doação

Integrante da Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Dr. Erick, que é médico atuante, disse que vê com otimismo a possibilidade do prédio ser cedido para a Santa Casa de Misericórdia. “Eu vejo como uma boa opção a Santa Casa de Misericórdia, que nos Campos Gerais é destaque. E é referência em oncologia, por exemplo, com o maior serviço oncológico da região e que atende 100% SUS. Então eu vejo com bastante otimismo”, diz.

Perguntado pela reportagem do Portal aRede, o vereador Léo Farmacêutico, que é formado em farmácia e tem uma longa trajetória na área da saúde, manifestou seu entusiasmo com a possibilidade de abertura de mais uma porta de atendimento de saúde.

“Eu vejo com muita alegria essa iniciativa, pois a Santa Casa é uma instituição filantrópica que presta um serviço de qualidade e humanizado para a população, principalmente para os mais carentes. A doação desse imóvel vai permitir que a Santa Casa amplie sua capacidade de atendimento e ofereça mais especialidades médicas para os ponta-grossenses”, afirma.

Santa Casa pode ter aporte de R$ 20 milhões

Recentemente, a Santa Casa de Misericórdia recebeu a notícia de que o Governo do Paraná pretende destinar até R$ 20 milhões para reforma no prédio histórico, que possui mais de 100 anos desde sua inauguração. No fim de maio, estiveram reunidos o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, para definir detalhes da obra com os diretores da Santa Casa. Além da reforma estrutural, o objetivo é aumentar de 12 para 30 leitos intensivos no hospital. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE