Casa da Mulher de PG lança o 'Projeto Mulheres em Rede'
Em Ponta Grossa, projeto está em consonância com princípios do Environmental, Social and Governan (ESG)
Publicado: 05/07/2023, 13:08
Com o objetivo de promover a capacitação e a sensibilização de gestores de empresas sobre os impactos da violência contra a mulher no mercado de trabalho, a Casa da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social, lançou o Projeto Mulheres em Rede.
“Mulheres submetidas a situações de violência doméstica apresentam menor capacidade de concentração e de tomar decisões no trabalho, se sentem estressadas com frequência, faltam mais e têm a sua produtividade diminuída, gerando instabilidade, o que, consequentemente, reproduz uma dinâmica de emprego e desemprego.”, declara a coordenadora da Casa da Mulher, Camila Calisto Sanches.
A coordenadora explica ainda que o propósito das capacitações é garantir que as equipes de Recursos Humanos das organizações privadas conheçam os órgãos da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, bem como saibam orientar e encaminhar suas funcionárias para acessarem os serviços disponíveis, no Município de Ponta Grossa, para o rompimento do ciclo da violência.
A iniciativa conta com o apoio do Programa Selo Social. Segundo Marina Kloster, coordenadora do programa, o projeto está em consonância com princípios do Environmental, Social and Governan (ESG), que são práticas ambientais, sociais e de governança que buscam mostrar maior responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam.
"Mulheres submetidas a situações de violência doméstica apresentam menor capacidade de concentração e de tomar decisões no trabalho, se sentem estressadas com frequência, faltam mais e têm a sua produtividade diminuída, gerando instabilidade, o que, consequentemente, reproduz uma dinâmica de emprego e desemprego"
“Os pilares do ESG têm relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Cinco deles estão presentes no Mulheres em Rede: Igualdade de Gênero (ODS 5); Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8); Redução de Desigualdades (ODS 10); Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16), Parcerias e meios de implementação (ODS 17).”, explica Marina.
Empresa amiga da mulher
O Projeto Mulheres em Rede também oferece a todas as empresas que participarem da capacitação, o Certificado Empresa Amiga da Mulher que é destinado a estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a fomentar liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero, assistindo as mulheres que sejam vítimas de violência doméstica.
Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com a Casa da Mulher pelo telefone (42) 3220-1043 e agendar uma data para a capacitação.