PG se torna a 9ª cidade mais populosa do Sul do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

PG se torna a 9ª cidade mais populosa do Sul do Brasil

Números do Censo mostram que Ponta Grossa ganhou uma posição entre as cidades mais populosas do Sul do Brasil e escalou quatro colocações em âmbito nacional, alcançando a 72ª colocação

Cidade foi uma das que mais teve aumento populacional nos últimos 12 anos no Paraná
Cidade foi uma das que mais teve aumento populacional nos últimos 12 anos no Paraná -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A população de Ponta Grossa cresceu acima da média nacional e estadual nos últimos 12 anos. Números do Censo, revelados nesta quarta-feira (28) mostram que a cidade ganhou 46.766 novos moradores, o que significa uma alta de 15% - a população paranaense cresceu, em média, 9,56%, e a do Brasil aumentou 6,5%. Entre as maiores cidades paranaenses, cresceu tanto quanto Maringá, que também teve alta de 15%, e teve um aumento populacional superior ao registrado por Londrina (9,7%) e Curitiba (1,24%). Em números absolutos, Ponta Grossa ganhou mais que o dobro de moradores que Curitiba no período, onde o incremento populacional foi de 21,8 mil habitantes.

Em números absolutos de crescimento populacional, Ponta Grossa foi a 6ª do Paraná. A cidade que mais teve aumento de habitantes no Estado foi Fazenda Rio Grande, com um aumento de 67,1 mil, ao passar de 81,6 mil para 148,8 mil moradores – em percentual, também foi o maior crescimento, de 82,2% no período. Depois, os maiores crescimentos foram de São José dos Pinhais (65 mil), Cascavel (61,8 mil), Maringá (54,2 mil) e Londrina (49,4 mil). Curitiba possui 1,77 milhão de habitantes, enquanto que Londrina possui 555,9 mil e Maringá 409,6 mil.

Os dados também consolidaram Ponta Grossa na 4ª colocação no Paraná, a mesma posição do Censo de 2010, e na 9ª colocação no Sul do Brasil, ganhando uma posição em relação ao censo de 2010, quando Ponta Grossa era a 10ª cidade mais populosa. Nesse período, Ponta Grossa superou Pelotas (que teve uma queda na população, de 328,2 mil para 325,6 mil habitantes) e Canoas, que passou de 323,8 mil habitantes para 347,6 mil habitantes; porém perdeu uma posição para Blumenau, que passou de 308,9 mil habitantes para 361,2 mil habitantes.

Já em âmbito nacional, Ponta Grossa passou da posição 76 para a 72. Nestes 12 anos, Ponta Grossa superou diversos municípios, como Olinda (PE), Cariacica (ES), São Vicente (SP), Vitória (ES), Caucaia (CE) e Franca (SP), além das cidades gaúchas já mencionadas; porém perdeu posições para Boa Vista (RR), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA) – além de Blumenau.

IBGE registra ‘Concentração Urbana’ em PG

Além disso, pela primeira vez, o Censo considerou a ‘Concentração Urbana de Ponta Grossa’, que engloba a somatória da população de Ponta Grossa e de Carambeí, totalizando 381.650 pessoas. Essas ‘Concentrações Urbanas’ são consideradas pelo IBGE como arranjos populacionais formados por municípios com forte integração, geralmente conurbados. “As concentrações urbanas podem ser formadas por um único município ou por um conjunto de municípios fortemente integrados e articulados entre si que funcionam como uma cidade só”, explica o diretor de geociências do IBGE, Claudio Stenner. No Paraná, agora existem oito concentrações urbanas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE