Curso de Jornalismo da UEPG lamenta morte de Helcio Kovaleski | aRede
PUBLICIDADE

Curso de Jornalismo da UEPG lamenta morte de Helcio Kovaleski

Departamento de Jornalismo da UEPG divulgou nesta segunda-feira uma nota de pesar pelo falecimento de Helcio Luiz Wendler Kovaleski

Helcio teve reconhecida atuação por mais de quatro décadas na imprensa regional, no teatro, na literatura, no cinema e no fomento das políticas culturais do município e do estado do Paraná
Helcio teve reconhecida atuação por mais de quatro décadas na imprensa regional, no teatro, na literatura, no cinema e no fomento das políticas culturais do município e do estado do Paraná -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Departamento de Jornalismo (DeJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vem a público expressar profundo pesar pelo falecimento de Helcio Luiz Wendler Kovaleski nesta segunda-feira (5), aos 58 anos, em Ponta Grossa (PR). Estudante da graduação por reiterados períodos, desde meados de 1990, Helcio teve reconhecida atuação por mais de quatro décadas na imprensa regional, no teatro, na literatura, no cinema e no fomento das políticas culturais do município e do estado do Paraná. 

Colaborador assíduo nos últimos anos do jornal Le Monde Diplomatique Brasil, onde escrevia sobre cultura, Kovaleski foi representante da macrorregião dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Políticas Culturais do Paraná (Consec) e também representante da Conferência Municipal de Cultura no Conselho Curador da Funepo/TV Educativa de Ponta Grossa. Antes disso, representou em mais de uma ocasião o setor de teatro no Conselho Municipal de Política Cultural, onde teve atuação destacada na formulação das políticas vigentes, tais como o Plano Municipal de Cultura, o Sistema Municipal de Cultura e o Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific). Durante a pandemia, Helcio acompanhou de forma crítica e participativa processo de implementação e regulamentação da Lei Aldir Blanc no estado do Paraná.

Neste ano, além de voltar a frequentar as disciplinas regulares do curso, Helcio se mostrava animado com a possibilidade da reedição do livro ‘Festival Crítico: uma década escrevendo sobre o Fenata (Toda Palavra, 2014)’, coletânea de artigos publicados na imprensa local sobre o Festival Nacional de Teatro da UEPG – até hoje único livro focado no evento. 

Em 2011, ele escreveu e dirigiu a peça ‘Estação Saudade: o Reencontro’. Com apresentações em escolas da periferia da cidade, a temporada de 19 apresentações chegou a um público de 1,5 mil pessoas. O texto revelava um de suas inspirações confessas ao longo da vida, a obra do dramaturgo irlandês Samuel Beckett. Em fins dos anos de 1990, dirigiu uma interpretação em audiovisual do célebre texto “Improviso de Ohio”, do mesmo autor – o que lhe rendeu exibição do vídeo no Festival de Gramado. 

Também no cinema chegou a atuar junto à Cooperativa de Cinema e Mídias Digitais de Ventania, acompanhou a produção de longa-metragem na cidade de Castro, produziu documentários e chegou a colaborar com o cineasta Nelson Pereira dos Santos. Atuou ainda em produtoras de vídeo e em campanhas eleitorais. Helcio também ficou famoso pela organização de diversas edições do Bloomsday em Ponta Grossa, tradicional evento literário em homenagem ao clássico Ulysses, de James Joyce. Entre 2005 e 2006, Helcio foi colunista de TV do jornal cultural independente Grimpa. Em seguidas vezes, participou de eventos culturais como debatedor de cinema, conhecedor que era de Kubrick, Bergman, entre outros nomes de referência da sétima arte.

Além de estudante na UEPG, Helcio cursava Gestão Pública no Ibras. O último artigo para jornal local fazia, com fina ironia, uma crítica à situação do transporte coletivo na cidade, em maio, no texto ‘Venha andar de ônibus em Ponta Grossa’.

O curso de Jornalismo da UEPG lamenta, com pesar, o falecimento e presta condolências a familiares e amigos.

GALERIA DE FOTOS

  • Curso de Jornalismo da UEPG lamenta morte de Helcio Kovaleski
  • Curso de Jornalismo da UEPG lamenta morte de Helcio Kovaleski
  • Curso de Jornalismo da UEPG lamenta morte de Helcio Kovaleski
 

Do Departamento de Jornalismo da UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE