PG irá ampliar a operação de semáforos inteligentes | aRede
PUBLICIDADE

PG irá ampliar a operação de semáforos inteligentes

O próximo cruzamento a receber um sistema autônomo será o das ruas Emílio de Menezes e Luiz da Gama

Ponta Grossa conta com 132 cruzamentos semaforizados, todos operados de forma online através do Centro de Controle Operacional Semafórico do Município
Ponta Grossa conta com 132 cruzamentos semaforizados, todos operados de forma online através do Centro de Controle Operacional Semafórico do Município -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa irá ampliar, nas próximas semanas, o número de ‘semáforos inteligentes’ no Município. O próximo cruzamento a receber um sistema autônomo será o das ruas Emílio de Menezes e Luiz da Gama. Na sequência, outros locais serão incluídos para a realização de testes utilizando a tecnologia Headway Dataprom. 

 Atualmente, Ponta Grossa conta com 132 cruzamentos semaforizados, todos operados de forma online através do Centro de Controle Operacional Semafórico do Município.

“Investir em tecnologia é essencial para que continuemos avançando em direção a uma cidade cada vez mais moderna e inteligente. Esse é um dos nossos grandes objetivos e a ampliação do número de semáforos inteligentes  vem ao encontro disso, proporcionando grandes melhorias para o trânsito da nossa cidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt. 

Segundo o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, o aumento dos dispositivos autônomos permitirá adequações em tempo real do sistema de acordo com o fluxo de veículos.

 “Hoje nós já operamos um sistema que permite diversos ajustes em tempo real dos semáforos. A diferença para os dispositivos autônomos é que, uma vez identificado o aumento do fluxo em uma via ou outra, o próprio sistema escolhe a melhor configuração para ordenar o fluxo, escolhendo, por exemplo, aumentar ou diminuir o tempo de sinal verde no intuito de comportar melhor o tráfego, contribuindo para evitar congestionamentos e facilitando os deslocamentos da população”, explica. 

Segundo o diretor do departamento de engenharia de tráfego do Município, Juarez Alvez, atualmente o Centro de Operações atua com mais de 20 configurações diferentes que são utilizadas em horários e situações pré-programadas. 

“Essas programações são utilizadas para adequar o fluxo de veículos durante o dia, prevendo o sincronismo dos dispositivos de acordo com levantamentos que envolvem o número de veículos e os horários de maior ou menor fluxo. Com a ampliação do sistema autônomo, os semáforos dos cruzamentos que forem incluídos poderão operar de forma pré-programada, mas também fazer ajustes com base no contexto de cada via sem a necessidade de programação prévia”, comenta. 

A utilização de tecnologia autônoma para operação semafórica faz parte das ações de inovação da Prefeitura de Ponta Grossa, sendo inserida no eixo Integração e Cooperação do Vale dos Trilhos. 

Projeto piloto

Além da implantação de semáforos autônomos no cruzamento das ruas Emílio de Menezes e Luiz da Gama, a Prefeitura de Ponta Grossa já conta com dispositivos nos cruzamentos das ruas Saldanha da Gama com Francisco Ribas e das ruas Suíça com Aldo Vergani.

 A ação, que também está inserida no eixo Integração e Cooperação do Vale dos Trilhos, faz parte de um projeto piloto desenvolvido através de parceria entre o Município e a Telmex, empresa do grupo Claro. O período de avaliação da tecnologia é de 60 dias. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE