Curso promove discussão sobre patrimônio cultural em PG | aRede
PUBLICIDADE

Curso promove discussão sobre patrimônio cultural em PG

Atividade busca celebrar os 200 anos da cidade e promover a conscientização e valorização do seu patrimônio histórico

As aulas terão início no dia 17 de junho e serão realizadas aos sábados, às 9 horas da manhã, no SESC Estação Saudade
As aulas terão início no dia 17 de junho e serão realizadas aos sábados, às 9 horas da manhã, no SESC Estação Saudade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ponta Grossa (APPAC) já abriu as inscrições para o curso inédito 'Patrimônio Cultural em Ponta Grossa - Elementos, características e políticas públicas'. A atividade busca celebrar os 200 anos da cidade e promover a conscientização e valorização do seu patrimônio histórico e cultural.

As aulas terão início no dia 17 de junho e serão realizadas aos sábados, às 9 horas da manhã, no SESC Estação Saudade. Essa é a primeira iniciativa de uma série de cursos que a APPAC pretende promover, visando debater o patrimônio cultural local e envolver a comunidade em sua preservação.

O curso contará com um corpo qualificado de profissionais especializados no tema, que conduzirão cinco aulas abrangentes sobre o tema. Professores mestres e doutores irão explorar os aspectos que compõem o patrimônio cultural da cidade, discutir políticas públicas de preservação, além de abordar a representação do patrimônio cultural em mapas e croquis.

Destinado a estudantes e profissionais das áreas de História, Geografia, Turismo, Jornalismo e Arquitetura, bem como a professores e demais interessados no assunto, o curso visa fornecer uma sólida base de conhecimentos sobre o patrimônio cultural local e incentivar ações de educação patrimonial junto à comunidade.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16 de junho, por meio de formulário online. O curso oferece um total de 30 vagas. O custo da inscrição é de R$ 50, com pagamento via PIX. Os participantes receberão um certificado de horas complementares, totalizando 15 horas de atividades.

Confira o calendário das aulas:

17/06 | INTRODUÇÃO (com Leonel Brizolla Monastirsky)

Conceitos de cultura, patrimônio cultural e memória social; Patrimônio cultural e a organização do espaço urbano; Metodologia para o estudo de Patrimônio Cultural.

24/06 | DINÂMICAS URBANAS, FERROVIA - EDIFICAÇÕES DA PRAÇA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO (com Nisiane Madalozzo)

Características, histórico e discussões acerca do patrimônio cultural edificado no Centro de Ponta Grossa, sua relação com a história da ferrovia e os rios urbanos, bem como os processos históricos que compõem a construção da paisagem urbana da cidade.

01/07 | CULTURA - ARQUITETURA ECLÉTICA (com Gabriela Sgarbossa)

Breve panorama da arquitetura brasileira; A arquitetura da primeira república; Materiais, técnicas construtivas e linguagem decorativa; Ecletismo em Ponta Grossa, arquitetos e construtores; Arquitetura eclética como patrimônio.

08/07 | CARACTERIZAÇÃO REGIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL E REGIONAL DA REGIÃO (com Brendo Francis Carvalho)

Caracterização do patrimônio cultural regional, considerando aspectos como geologia e hidrologia, rotas turísticas e integração entre os patrimônios do espaço urbano com patrimônios rurais; Imagens do patrimônio, mapas turísticos e rotas culturais.

15/07 | REABILITAÇÕES DE ÁREAS URBANAS DEGRADADAS (com Gabriel Dib)

Como gerir o patrimônio arquitetônico das cidades? Métodos de reestruturação de áreas urbanas centrais degradadas; Legislações existentes no Brasil que podem ser usadas para recuperar essas áreas e possíveis propostas utilizadas em outros países que podem ser um case de sucesso no Brasil.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE