PUBLICIDADE

Prefeita de PG entrega medalhas aos alunos do Clube da Robótica

Ao todo, 12 alunos de Ponta Grossa foram reconhecidos pela participação a Olimpíada Brasileira de Robótica 2022

Ao todo, 12 alunos de Ponta Grossa foram reconhecidos na Olimpíada Brasileira de Robótica 2022
Ao todo, 12 alunos de Ponta Grossa foram reconhecidos na Olimpíada Brasileira de Robótica 2022 -

O Clube da Robótica e a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG (Agipi) realizaram na manhã desta segunda-feira (13) uma cerimônia de entrega de medalhas aos alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica 2022. Ao todo, 12 alunos foram reconhecidos.

A OBR possui duas modalidades: competições práticas (com robôs) e provas teóricas aplicadas em todo o Brasil. Na fase teórica da OBR 2022, doze alunos do Clube da Robótica competiram e receberam hoje o certificado de participação. Destes, cinco alunos foram medalhistas, figurando no pódio entre os melhores da competição.

A olimpíada é divida por níveis. O aluno Caio Malucelli Straiotto recebeu o certificado de Honra ao mérito pelo bom desempenho no nível 4 da competição estadual. O aluno Pedro Ernesto Hablich Silvestre e seu irmão Heitor Hablich Silvestre receberam medalha de honra ao mérito pelo bom desempenho na competição nacional, nos níveis 0 e 2, respectivamente. Da mesma forma, no nível 4, o aluno Murilo Guimarães Caires também recebeu a honraria. Já no nível 3, o aluno Rafael Aoki Fugimoto recebeu a medalha de prata, e Joaquim Felipe Duarte a medalha de bronze.

Além disso, na modalidade prática da OBR 2022, que aconteceu em setembro do ano passado, duas equipes de alunos do Clube da Robótica já haviam garantido premiação: a equipe “Parafuso de Flango” levou o Prêmio Maker, e a equipe “7Balls” conquistou o Prêmio Design.

Os frutos da inovação e educação de qualidade

O CEO do Clube da Robótica, Evandro Kafka, avalia que a premiação reflete tanto o nível dos alunos como a qualidade do ensino. “Estamos no caminho certo, não apenas quanto ao percurso de aprendizado trilhado até aqui, mas também como empresa de educação. Estamos muito orgulhosos por apostar nos nossos alunos, acreditar no nosso jeito de ensinar, no nosso propósito e trabalho desenvolvido até aqui”. Na oportunidade, Evandro agradeceu o apoio da prefeitura e da Universidade para o empreendedorismo na região. “Um dos nossos maiores desejos é colocar Ponta Grossa no mapa da robótica, trazendo mais eventos e fazendo com que as instituições parceiras do Clube sejam referência para todo o Brasil”.

A Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, relembrou o desafio da prefeitura municipal em criar a Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e do lançamento do Vale dos Trilhos e falou sobre o projeto de implantação do Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC). “Eu fui visitar a primeira escola que tem o LAC, apresentaram o espaço para mim e saí de lá encantadíssima! [...] O professor não cabia dentro de si ao mostrar para mim as pecinhas, tudo porque eu disse ‘nós não queremos Lego, nós queremos robótica nas nossas escolas municipais!’. Nós queremos que as coisas aconteçam nesse movimento e que a gente tenha a possibilidade de oportunizar isso para as nossas crianças”.

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, avaliou que a inovação precisa de ‘mentes abertas’ para buscar novas soluções e mudar a sociedade. “A infraestrutura é fundamental, mas o que faz a diferença, Evandro, é a sua capacidade, o seu projeto, cérebros e pessoas comprometidas com a mudança”, afirmou em seu discurso.

A Gestora de Startups da Regional Centro do SEBRAE PR, Thaise Amaral, destacou que acompanha a empresa desde o início e hoje sente-se orgulhosa ao ver os resultados. Thaise também citou os convites que o Sebrae tem feito para o Clube da Robótica para a participação de eventos e programas de empreendedorismo, graças ao bom desempenho e destaque na empresa na região.

O Diretor da Agipi - UEPG, professor Rodrigo Simionato, destacou a importância da inovação: “Ela não se baseia apenas no desenvolvimento de novos produtos. Também ajuda a promover novos modelos de negócios, oferece novos serviços e melhora os processos para tornar mais fácil a vida das pessoas”. A Presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e Coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, também falou sobre a importância da inovação e parabenizou a UEPG por manter um espaço como a Agipi. “Inovação é um caminho sem volta. Quem não inovar está fora do mercado. Então que a gente ainda tenha muitos Evandros e muitas Agências de Inovação como a da UEPG”.

O Clube da Robótica

O Clube da Robótica é uma startup fundada em 2019 e incubada na UEPG desde 2020. Através de metodologias inovadoras de ensino o Clube prepara crianças e adolescentes para as tecnologias do futuro, aplicando em suas aulas conceitos de computação, ciências, matemática, física e química.

Além de produzir e fornecer kits de robótica para escolas e capacitar professores, o Clube acompanha continuamente seus alunos e os incentiva a ir além das salas de aula e telas de computador. Por isso, participa regularmente de competições maker, olimpíadas e eventos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE