Sessão de cinema em libras é oferecida em Ponta Grossa
Sessão acontece nesta terça, 14, em associação que atende pessoas surdas e ensurdecidas como parte do projeto de Oficinas de formação em Cinema - Ulokelu
Publicado: 13/03/2023, 14:16
Nesta terça-feira (14), o projeto Ulokelu Oficinas de Cinema de Ponta Grossa fará a exibição dos filmes Surdir, dirigido e roteirizado por Jonatas Rodrigues Medeiros e Seremos Ouvidas, da diretora Larissa Nepomuceno, na Associação Comunitária de Apoio ao Centro Pontagrossense de Reabilitação Auditiva e da Fala Geny de Jesus Souza Ribas.
Os dois filmes são obras surdas que serão exibidos para a comunidade surda e ensurdecida com o intuito de incentivar a participação deste público nas próximas oficinas de cinema, assim como para promover que mais e mais produtores culturais coloquem acessibilidade em seus eventos.
A exibição acontece às 14h e contará com a presença da equipe do filme 'Surdir' para um bate-papo com o diretor Jonatas, do roteirista e ator, Dhiegho da Silva Lima e Carlos Eduardo Vilela, que também atua no filme. Surdir é uma peça surda que trata sobre diversidade, alegrias e dores da surdidade. Uma produção da Fluindo Libras, equipe de tradutores ouvintes e surdos que têm em comum algumas paixões: a Língua de Sinais Brasileira, a arte cinematográfica e o teatro.
Já o curta-metragem 'Seremos Ouvidas', da cineasta Larissa Nepomuceno, levanta questões relacionadas ao feminismo e à violência contra a mulher. Ela também ouve relatos de mulheres surdas.
O evento é gratuito e está dirigido principalmente para os frequentadores da Associação Comunitária Cpraf Geny J S Ribas que poderão conversar com o elenco após a exibição do filme.