Saúde convoca população para vacina contra a Covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

Saúde convoca população para vacina contra a Covid-19

A coordenadora de imunização, Stela de Souza Godoy, esclareceu as principais dúvidas sobre a Pfizer Bivalente. Esta nova vacina protege a pessoa contra o vírus da Sars-CoV-2 e da variante Ômicron

A coordenadora de imunização, Stela de Souza Godoy, esclareceu as principais dúvidas da população
A coordenadora de imunização, Stela de Souza Godoy, esclareceu as principais dúvidas da população -

Naiane Jagnow

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No início desta semana, em todo o país, foi iniciada oficialmente a nova campanha de vacinação contra a covid-19. Grupos prioritários estão recebendo a Pfizer Bivalente. Esta vacina possui uma proteção mais ‘completa’ do que os imunizantes anteriores, já que além de proteger contra o vírus original da Sars-CoV-2, ela combate também a variante Ômicron.

Em Ponta Grossa, a vacina bivalente está liberada para as pessoas com mais de 70 anos, além de imunocomprometidos com mais de 12 anos (com a necessidade de apresentação do laudo de comprovação), indígenas e quilombolas.

Podem receber a vacina as pessoas que completaram o esquema primário, com a primeira e segunda doses. “Precisa apenas respeitar o intervalo de quatro meses entre as vacinas”, explicou a Coordenadora de Imunização, Stela de Souza Godoy, em entrevista ao grupo aRede (veja aqui). A coordenadora também reforçou a importância de levar a carteirinha de vacinação. “Para que o profissional verifique o intervalo das vacinas e faça a nova aplicação de forma segura”, disse. Outro cuidado é com aqueles que estão com sintomas de gripe. “Se a pessoa estiver com qualquer sintoma gripal, o ideal é que espere a melhora total e só então procurar a vacinação”, orientou Stela.

A vacinação ocorre em quatro unidades de saúde referência para o público alvo: a Cyro de Lima Garcia, em Oficinas; a Antônio Russo, no São José; a Egon Roskamp, no Santa Paula; e Luis Conrado Mansani, no bairro Uvaranas. O atendimento acontece das 9h às 16h30. Na unidade Conrado Mansani, o atendimento tem horário diferenciado, das 9h às 21h.  “É uma unidade que tem um horário estendido para aquela população que não consegue ir em outros momentos ou que depende do filho para levar”, explicou a Coordenadora de Imunização, Stela de Souza Godoy, em entrevista ao grupo aRede.

Adesão

Atualmente, a adesão da nova campanha de vacina contra a covid-19 está baixa em Ponta Grossa. Em 2021, no início das imunizações, 912 pessoas acima de 90 anos foram vacinadas em um dia. “A gente esperava que elas viessem fazer o reforço com a bivalente”, lamentou Stela.

Ela comentou que neste ano somente 278 doses da bivalente foram aplicadas no primeiro dia da vacinação e convidou os familiares dos públicos-alvo para ajudarem nesta força tarefa. “A gente pede para que os familiares tragam as pessoas acima de 70 anos para receber a vacina. Para aquelas pessoas que são acamadas, nós possuímos o Serviço de Atendimento Domiciliar”, salientou Stela.

Para aqueles que não se encaixam na vacinação com a Pfizer Bivalente, há ainda as doses de reforço com as monovalentes.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE