Missas com imposição de cinzas abrem o tempo da quaresma | aRede
PUBLICIDADE

Missas com imposição de cinzas abrem o tempo da quaresma

Quaresma é um tempo de reflexão que a partir da Quarta-Feira de Cinzas ilumina a vida do cristão

A princípio, como de costume, o bispo Dom Sergio vai celebrar a Missa de Cinzas na Catedral
A princípio, como de costume, o bispo Dom Sergio vai celebrar a Missa de Cinzas na Catedral -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Segundo o Catecismo Jovem da Igreja Católica, na quarta-feira antes do primeiro domingo da Quaresma os fiéis, recebendo as cinzas, entram no tempo destinado à purificação da alma. Com este rito penitencial, surgido da tradição bíblica e conservado na tradição litúrgica até os nossos dias, é indicada a condição do homem pecador, que exteriormente confessa a sua culpa diante de Deus e exprime assim a vontade de conversão interior, na esperança que o Senhor seja misericordioso para com ele. Por meio deste mesmo sinal se inicia o caminho de conversão, que alcançará a sua meta na celebração do sacramento da Penitência nos dias antes da Páscoa.

     Apesar de não ser um dia de preceito - dias em que os fiéis têm obrigação de participar da Missa e devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus – é recomendável que se celebre a Eucaristia na Quarta-feira de Cinzas. Também, por ser um dia penitencial, o jejum e abstinência são obrigatórios para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia. A abstinência de comer carne é obrigatória a partir dos 14 anos ainda em todas as sextas-feiras da Quaresma.

O rito lembra que do pó viemos e para o pó voltaremos
O rito lembra que do pó viemos e para o pó voltaremos |  Foto: AssCom Diocese de Ponta Grossa
  

     Como explica padre Nelson Bueno da Silva, Quaresma é um tempo de reflexão que a partir da Quarta-Feira de Cinzas ilumina a vida do cristão. “Não é um castigo, mas momento de estar com Deus, repensar a vida, repensar o mundo. Por isso, a Quarta-Feira de Cinzas é um momento de humildade. “Lembras que és pó e ao pó voltarás. Convertei-vos e crede no Evangelho’. Momento de jejum: não se consome carne nem amanhã nem Sexta-Feira Santa. É o momento também da abertura da Campanha da Fraternidade, que, este ano, tem como tema Fraternidade e Fome, e lema, ‘Dai vós mesmos de comer’. Tempo de convidar a todos a pensar na gente e no próximo. 40 dias de um retiro de reflexão, de conversão, de olhar mais para Deus. Esses exercícios quaresmais são um revivamento no nosso espirito, na nossa vida de fé”.

    As paróquias da Diocese têm horários diferentes para as celebrações da Quarta-Feira de Cinzas. Em Ponta Grossa, na Catedral Sant’Ana, a missa será às 19 horas (horário único). Na Paróquia São José, missa e novena às 7, 8, 15 e 19 horas, com imposição de cinzas também nos horários de novena, 10, 10,12, 14, 16, 18 e 20 horas. Na igreja matriz de Santa Rita de Cássia, no Bairro da Ronda, às 7, 15, 17 e 19h30. Na Reitoria do Sagrado Coração de Jesus, às 7, 12 e 18 horas. Na Paróquia Imaculada Conceição/Igrejinha de Uvaranas, às 8h30 e 19 horas. Na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Sabará, às 8h30, 16h e 19h30, na matriz. Na Paróquia São Sebastião, na Nova Rússia, às 7, 16 e 19 horas. Na matriz da Paróquia Santa Teresinha, em Oficinas, às 19 horas. Na Paróquia Nossa Senhora de Monte Claro, no Núcleo Santa Maria, às 19h30, na matriz. E na matriz Nossa Senhora de Fátima, na Vila Cipa, às 8 e às 19h30.

     Nas matrizes das paróquias pela Diocese são muitos e diferentes os horários também. Na Sant’Ana, matriz de Castro, as missas de Cinzas serão celebradas às 15 e 19 horas. Na São Judas Tadeu, às 19h30. Na Nossa Senhora do Rosário, às 8 e às 19h30. Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, matriz, às 16h e 19h30. Em Carambeí, na matriz da Paróquia Imaculada Conceição, às 10 horas. Na matriz Nossa Senhora da Luz, em Irati, às 10, 15 e 19 horas. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati, às 8,10, 16h30 e 19 horas. Ainda em Irati, Paróquia São Miguel, às 10, 15 e 19 horas, e, Paróquia São João Batista, às 16 e 19 horas. Em Ventania, na Paróquia São Roque, na matriz, às 19 horas. Em Piraí do Sul, na matriz da Paróquia Senhor Menino Deus, às 10 e 18 horas, e, no Santuário de Nossa Senhora das Brotas, às 19 horas. Em Tibagi, na matriz Nossa Senhora dos Remédios, às horas. Em Imbaú, na matriz da Paróquia São José, às 9 e às 19 horas.

As paróquias de toda a Diocese terão missa com imposição de cinzas nesta quarta-feira
As paróquias de toda a Diocese terão missa com imposição de cinzas nesta quarta-feira |  Foto: AssCom Diocese de Ponta Grossa
  

     Ainda em Imbituva, na Paróquia Santo Antônio, às 7, 13 e 19h30. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ipiranga, na matriz, às 8 e às 19 horas. Em Guamiranga, na Paróquia Menino Jesus, às 19 horas. Na Paróquia Cristo Rei, em Ivaí, às 8h30 e 19 horas. Em Fernandes Pinheiro, às 19 horas, na matriz São Sebastião. Em Teixeira Soares, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, matriz, às 19 horas. Em Reserva, Paróquia Menino Jesus, na matriz, às 8h30 e 19 horas. Na São Sebastião, em Ortigueira, na matriz, às 19 horas. Em Telêmaco Borba, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na matriz, às 7,15 e 19 horas, e, na Paróquia São Pedro e São Paulo, às 15 e 19h30. Em Tibagi, na matriz Nossa Senhora dos Remédios, às 15 e 19 horas.

Com informações da Diocese de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE