Dom Sergio lança Campanha da Fraternidade nesta quarta | aRede
PUBLICIDADE

Dom Sergio lança Campanha da Fraternidade nesta quarta

Campanha está sendo articulada pela Igreja no Brasil como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome

Campanha será lançada nesta quarta-feira (22), pelo bispo Dom Sergio
Campanha será lançada nesta quarta-feira (22), pelo bispo Dom Sergio -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Dom Sérgio Arthur Braschi lança nesta quarta-feira (22), a Campanha da Fraternidade 2023 na Diocese de Ponta Grossa. O evento acontece às 9h30, no Espaço Cultural Sant'Ana. O tema foi escolhido diante do agravamento da insegurança alimentar e nutricional no contexto nacional. O Brasil voltou ao mapa da fome em 2015, um ano depois de ter saído, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantida a alimentação.

A Campanha da Fraternidade 2023 está sendo articulada pela Igreja no Brasil como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome pela terceira vez. O lema da CF 2023 segue uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), afinal, ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Portanto, a campanha busca incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus.

Um dos objetivos é propor aos fieis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco. 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe à Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade, pela 60ª vez, desde 1964, a Campanha da Fraternidade. No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico.  

Expressão de comunhão, conversão e partilha, a Campanha desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos. 

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2023, a Coleta será realizada no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). 

 Com informações da assessoria da CNBB

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE