Nova paróquia de PG realiza retiro de Carnaval | aRede
PUBLICIDADE

Nova paróquia de PG realiza retiro de Carnaval

A recém-criada Paróquia São João Paulo II, no bairro Contorno, recebeu cerca de 100 jovens durante o evento

Paróquia São João Paulo II, no bairro Contorno, recebeu o evento
Paróquia São João Paulo II, no bairro Contorno, recebeu o evento -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Já em seu primeiro retiro de Carnaval a recém-criada Paróquia São João Paulo II, no Bairro Contorno, em Ponta Grossa, reuniu, neste domingo (19), cerca de 100 jovens. Uma tarde com palestra, reflexão, celebração, exposição do Santíssimo, a partir das 13h30. ‘Os desafios de ser uma família cristã’ foi o tema abordado pelo ex-coordenador diocesano da Renovação Carismática Católica, Flávio Dobrzanski, na palestra que abriu a programação. Muita animação, gincana em família e Tarde do Pastel envolveu a todos, que se reuniram na Santa Missa, às 19 horas, no encerramento do retiro.

O pároco, padre Wagner Oliveira da Silva fez questão de lembrar que a paróquia é muito dinâmica, sempre está trazendo essas propostas para atrair as famílias. “Esse retiro de Carnaval, ainda que somente na tarde de Carnaval, é voltado às famílias. Durante toda a tarde, momentos de louvor, de animação, gincana para as famílias, brincadeiras, descontração. A ideia é conciliar a espiritualidade e a alegria própria desse momento. Eu considero muito importante ver que é possível se divertir de um modo sadio, diante da presença de Deus, refletindo sobre o significado da vida familiar.

Ao abordar a Quarta-Feira de Cinzas, padre Wagner cita que se trata de uma recordação: que somos pó e que é preciso converter-se, crer no Evangelho porque a vida é muito breve. “Para a Igreja, o Carnaval em si, a ‘festa da carne’, não tem sentido porque buscamos as coisas do espírito. Enquanto o mundo festeja e se alegra, nós procuramos nos preparar para o recolhimento, com alegria, com disposição, mas como uma preparação para esse tempo, que é o tempo central da nossa fé, que é o Tríduo Pascal, que é o tempo da Quaresma”, argumenta.

O pároco adianta que a São João Paulo II terá uma programação diferente durante esse tempo. Na Quaresma, a Santa Missa penitencial, começando já no dia 24, será às 5 horas e terá como diferencial as orações do Cerco de Jericó. “O primeiro ‘Cerco’ da paróquia será nas sextas-feiras, junto da Missa Penitencial. (a celebração) Não deve durar mais que uma hora e meia. Mas, serão as orações própria do ‘Cerco’, simples, mas para que as pessoas rezem. Considero importante esse tempo forte de oração no início da paróquia. Tivemos um ‘Cerco’ enquanto quase-paróquia e esse será o primeiro da paróquia, para fortalecer a caminhada”, justifica padre Wagner, comentando que a expectativa é atrair um público maior que o do retiro. “Estamos divulgando mais amplamente, inclusive em outras paróquias. E muita gente se esforça mais para viver a penitência e gostam desse horário de celebração porque celebram e vão para o trabalho, tendo cumprido a ‘obrigação’ da penitencia, que é uma disposição que muitos se dispõem a viver no tempo quaresmal”, acrescenta.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE