Seminaristas vão receber o Ministério de Leitor | aRede
PUBLICIDADE

Seminaristas vão receber o Ministério de Leitor

Dom Sergio celebra a instituição neste domingo

Os seminaristas Iuri, Jefferson, João Rodriguies e Jean Mattos
Os seminaristas Iuri, Jefferson, João Rodriguies e Jean Mattos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A vocação é uma resposta de amor ao chamado de Deus. Esse amor assume diferentes contornos ao longo da vida e, em um dado momento, quem é chamado acaba estimulado a expressar o que sente. Aí começa o caminho de amadurecimento vocacional. A formação de um presbítero na Diocese de Ponta Grossa dura, em média, nove anos, passando pelos estudos de Filosofia e Teologia. Antes, no entanto, de encerrar a etapa formativa inicial, o seminarista começa a se aproximar do sacerdócio, passando pelo Rito de Admissão às Ordens Sacras, que é quando manifesta publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja.

E, neste final de semana, quatro seminaristas - Antonio Carlos dos Santos Júnior Jefferson Davi Sviercoski Sanchez, Gabriel Augusto Pereira Freytag e Iuri Nack Buss – admitidos às Ordens Sacras, ano passado - recebem o Ministério de Leitor conferido pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi. A celebração será domingo (12), na matriz da Paróquia São João Paulo II, às 10 horas. O ministério é bem antigo. Vem desde os primeiros séculos da era cristã. Era chamado ‘ordem menor’ juntamente com o subdiaconato, tonsura, ostiariado e exorcistado. Isso porque o diaconado, presbiterado e episcopado já eram considerados ordens maiores. Desde o seu início, todos eram apresentados como serviços na Igreja*.

Em 1972, o Papa Paulo VI em seu Motu proprio Ministeria Quædam reavaliou essas designações, passando à qualidade de ministérios as antigas ordens menores. Ficou designado também que as Conferências Episcopais instituíssem os Ministérios de Leitor e Acólito voltados para leigos e que não supõe necessariamente entrada no ministério ordenado. Na formação presbiteral, os Ministérios de Leitor e Acólito são conferidos aos aspirantes do sacerdócio entre o terceiro e quarto ano da Teologia, respectivamente. As funções tanto do leitor quanto do acólito estão relacionadas com presbitério.

“O leitor é instituído no serviço da mesa da Palavra, onde de forma oficial proclama as leituras das celebrações (exceto o evangelho); a ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na assembleia”, explica em um artigo o padre redentorista Heliomarcos Costa Ferraz. O Ministério de Leitor é o primeiro a ser instituído. Em preparação para a celebração deste domingo, 14 seminaristas estão participando da Semana Vocacional Missionária, na Paróquia São João Paulo II, no Bairro Contorno, em Ponta Grossa. Estão visitando casas, conversando e rezando com os moradores e celebrando com a comunidade, em capelas e nas residências. A ação termina neste sábado (11).

“Para mim, é mais uma forma da Igreja nos aproximar cada vez mais da Palavra de Deus e nos fazer íntimos dela, para que assim possamos proclama-la e fazê-la verdade em nossas vidas e na vida de tantos que a ouvirão, também se colocar a serviço dos irmãos e da Igreja, auxiliando e ensinando aquilo que já aprendi”, afirma o seminarista Jefferson Sanchez.

Para Iuri Buss, exercer o Ministério de Leitor significa estar a serviço da Palavra de Deus. “Na prática, isso implica realizar as leituras bíblicas dentro da celebração litúrgica, excetuando-se a proclamação do Evangelho. O leitor instituído tem também a missão de preparar outros irmãos para a proclamação da Sagrada Escritura na liturgia e instruir crianças e adultos para a recepção frutuosa dos sacramentos. Para nós, seminaristas, receber esse Ministério também tem o significado de dar mais um passo de resposta ao chamado de Deus para o ministério ordenado. Entendo que receber o Ministério de Leitor é se colocar cada vez mais a serviço da Igreja, é deixar que a própria vida seja instrumento da Palavra de Deus para o anúncio do seu Reino, não por algum merecimento, mas por graça e misericórdia”, ressalta.

Antonio dos Santos Júnior lembra que o momento é de celebrar aquilo que Jesus lhes confia através da Igreja. “Nos faz portadores da Palavra e responsáveis pelo anúncio-testemunho enquanto homens da Igreja. Para mim é uma resposta de Deus àquela pergunta de todo vocacionado: ‘Senhor, que queres que eu faça?. Questionamento presente na boca de tantos personagens bíblicos. E também um momento importante para a Igreja Diocesana que está formando e preparando seus presbíteros”, argumenta. Gabriel Freytag garante que é uma alegria poder mais um passo na caminhada vocacional. “Ainda mais agora estando mais intimamente ligado ao serviço da Palavra”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE