Farmacêutica de PG vai integrar o Ministério da Saúde | aRede
PUBLICIDADE

Farmacêutica de PG vai integrar o Ministério da Saúde

Formada pela UEPG e consultora do Conselho Federal de Farmácia, Alícia Krüger vai integrar equipe de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade

Em dezembro de 2022, Alícia esteve em visita na UEPG
Em dezembro de 2022, Alícia esteve em visita na UEPG -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A farmacêutica ponta-grossense Alícia Krüger, mestre em saúde em coletiva pela Universidade de Brasília (UnB) e consultora do Conselho Federal de Farmácia, vai integrar a equipe de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade do Ministério da Saúde. Alícia é travesti e desde a graduação, na UEPG, realiza inúmeras pesquisas e trabalhos a respeito da inclusão da comunidade LGBTQIA+ no sistema público de saúde; além do Ministério da Saúde, a ponta-grossense é doutoranda na Universidade Federal Paulista (Unifesp).

"Agradeço aos movimentos sociais brasileiros, em especial ao movimento trans, que sempre me construiu e deu suporte para que eu pudesse ser uma profissional de base e nunca de gabinete. Que essa construção seja conjunta e que a Vigilância em Saúde do país possa ser mais e mais inclusiva. Sigamos para um 2023 de Saúde, Democracia, Inclusão e Diversidade!", disse Alícia em uma rede social na manhã desta terça-feira (17).

CONVITE

O convite para a ponta-grossense integrar o Governo Federal veio da doutora Ethel Leonor Noia Maciel, nova secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do órgão. Ela é enfermeira, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - 1993), com mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1999). É doutora em saúde coletiva/epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2004), com pós-doutorado em epidemiologia pela Johns Hopkins University (2008), e integrou a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (Ctai).

Ethel foi Presidente do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, é professora titular da UFES, onde também ocupou o cargo de vice-reitora de 2013 a 2020. A nova secretária também foi presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB). Ela compõe também o grupo técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) para tuberculose e é membro do grupo assessor para eliminação da tuberculose nas Américas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Além disso, Ethel também representa o Brasil na Rede Governamental de Pesquisa em Tuberculose dos países do BRICS.

“Após estes últimos anos, que pareceriam não ter fim, vamos trabalhar por um futuro melhor. Temos a confiança de que isso é possível: o nosso SUS é a maior prova do quanto o Brasil pode fazer na área da Saúde. Agradeço ao convite e à confiança da ministra Nísia Trindade, bem como de toda a equipe do novo governo federal, principalmente do presidente Lula”, disse a secretária.

Ethel Maciel desenvolve, ainda, atividades de divulgação da ciência e combate a desinformação para veículos de comunicação, além de integrar o Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.

Com informações do Ministério da Saúde

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE