Sintropas fecha ano com inúmeras ações e conquistas | aRede
PUBLICIDADE

Sintropas fecha ano com inúmeras ações e conquistas

Sindicato fez retrospectiva das realizações durante o ano de 2022

A estreia do ônibus foi feita com uma viagem ao Zoológico de Curitiba e ao Jardim Botânico
A estreia do ônibus foi feita com uma viagem ao Zoológico de Curitiba e ao Jardim Botânico -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mais uma vez, o Sintropas fecha o ano com inúmeras conquistas em prol da categoria e diversas ações realizadas para os associados e seus dependentes. A entidade sindical fez aquisições significativas, investiu em promoções e programas sociais, retomou projetos que estavam parados com a pandemia e obteve vitórias expressivas no judiciário para o trabalhador.

Em 2022, o Sintropas ampliou seu patrimônio com a compra de um imóvel no balneário de Ipanema, no litoral do Paraná, o qual ganhou a aprovação de 100% dos beneficiários. A sede litorânea é ampla, possui 17 apartamentos, quartos com suíte, frigobar e ar-condicionado. “O local é ideal para a diversão de toda a família, em qualquer época do ano. A compra de um imóvel no litoral já havia sido aprovada em assembleia neste ano. A princípio, venderíamos um terreno que temos aqui para adquiri-la, mas acabou não sendo necessário”, contou Luizão.

Outra aquisição do Sintropas foi a compra de um novo ônibus do turismo. O anterior, utilizado pela entidade, não possibilitava a realização de viagens mais longas com o conforto merecido para o beneficiário, não possuindo nem ao menos banheiro no veículo. Além de sanitário, o novo modelo, com capacidade para 42 passageiros, possui frigobar, ar-condicionado, encosto para pernas, além de circuito interno de tv.

A estreia do ônibus foi feita com uma viagem ao Zoológico de Curitiba e ao Jardim Botânico. O veículo tem feito muitas viagens para a praia e para os pontos turísticos do Paraná, e já levou dezenas de fiéis ao Santuário de Aparecida.

Pensando no bem-estar e na autoestima das associadas e das dependentes de sócios, o sindicato investiu na reforma do Salão de Beleza e contratou mais duas profissionais, sendo uma para a aplicação de coloração nos cabelos, além dos cortes que já eram realizados, e outra que foi designada para o trabalho de manicure e pedicure.

Todos os serviços oferecidos no local são gratuitos e podem ser feitos por associados e seus dependentes, mediante agendamento. Com a ampliação, o salão fecha o ano com 2.395 atendimentos, superando os números dos anos anteriores.

Saúde

O Sintropas também fecha o ano com saldo positivo nos atendimentos na área da saúde. Foram mais de 10 mil liberações entre consultas e exames, através da “Assistência Saúde” ao trabalhador. A ambulância do Sintropas beneficiou diversos associados e dependentes, totalizando 69 viagens contabilizadas apenas para Curitiba, fora o transporte às clínicas, hospitais ou laboratórios de Ponta Grossa e região.

Inúmeros associados já fizeram a solicitação do cartão farmácia por meio do aplicativo Sintropas ou diretamente na sede. O convênio com a rede de farmácias Fleming, iniciado no começo do ano, trouxe mais agilidade e melhor atendimento aos beneficiários. Com a nova parceria, os usuários passaram a ganhar descontos de 15 a 20% nos medicamentos, com possibilidade do valor total da compra ser pago diretamente em folha para até 60 dias.

Retomada de projetos

Com o fim da pandemia, muitos projetos da entidade sindical, que estavam parados, puderam dar continuidade neste ano, como o programa de representação sindical, feito através da Unidade Móvel, que voltou a funcionar.

Ao longo de 2022, foram 15 viagens nos municípios de Castro, Piraí do Sul, Imbituva, Jaguariaíva, Ivaí e Irati. O ônibus, equipado com gerador de energia, reservatório de água e salas para realização de reuniões, levou aos beneficiários serviços de cortes de cabelo, cadastramento do APP Sintropas, agendamento de viagens, entre outros.

A “Escolinha do Motorista”, que também havia sido paralisada com a pandemia, mas acabou retornando ainda em 2021, foi responsável por inúmeras aprovações em testes para a função de motorista e manobrista na Viação dos Campos Gerais (VCG). A escolinha é ministrada pelo vice-presidente do sindicato, Joel Portela, e conta com aulas 100% práticas.

As viagens à praia e aos pontos turísticos do Paraná, intensificadas com o novo ônibus de turismo do Sintropas, também retornaram logo no início do ano. Pelo menos 240 pessoas, entre dependentes e beneficiários e passaram momentos inesquecíveis de lazer e entretenimento ao lado de seus familiares.

Neste ano, os roteiros foram ampliados e, além da praia e do Zoológico de Curitiba, o passeio incluiu também o Jardim Botânico e o Parque Tanguá, localizados na capital paranaense.

Outras melhorias

O ano repleto de conquistas contou com novas parcerias com empresas para proporcionar descontos em produtos e serviços nos mais variados segmentos.

Motoristas ganharam mais um meio de buscar o aperfeiçoamento profissional com os novos cursos de capacitação e reciclagem, que passaram a ser oferecidos através do Sintropas. Isto foi possível devido a uma parceria do sindicato com uma instituição de ensino. Os cursos são na modalidade EAD e podem ser feitos por todos os profissionais do país.

Em 2022, o App Sintropas passou por novas atualizações, que possibilitou a liberação de serviços diferenciados aos usuários. O Sintropas se filiou à Central Única dos Trabalhadores (CUT) com intuito de fortalecer a representatividade sindical. E, buscando inovar e atender aos anseios da categoria, o sindicato realizou uma pesquisa com os beneficiários, com participação através da internet, para avaliar o nível de satisfação dos mesmos em relação à entidade.

Ação social

Com foco  na segurança e na saúde do trabalhador, o Sintropas engajou três grandes eventos neste ano. Em alusão ao Maio Amarelo, que prevê a redução de acidentes de trânsito, a entidade promoveu um dia de palestras e serviços voltados à saúde do trabalhador. A programação aconteceu no dia 24, no auditório do SEST\SENAT, e contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal.

Pelo quinto ano consecutivo, a entidade sindical realizou a ação “Outubro Rosa”, entre os dias 24 e 27, e o “Novembro Azul”, entre 21 e 25 dos meses em questão. Ambas as iniciativas objetivaram a conscientização da prevenção dos cânceres de mama e de próstata respectivamente e foram destinadas aos trabalhadores da Viação Cidade de Castro (VCC), Princesa dos Campos, Viação Iapó, G3, AVVIPON e Viação dos Campos Gerais (VCG) e Transpen, em Jaguariaíva.

A programação contou com a distribuição de brindes, sorteios, realização de serviços voltados à saúde como teste de visão, aferição de pressão, exame de glicemia, e, no caso das mulheres, ainda teve designer de sobrancelha., tudo gratuitamente.

Promoções

O Sintropas também teve um ano repleto de promoções. Foram mais de 10 realizadas para trabalhadores de Ponta Grossa e de toda a região. Que tal ganhar uma smart TV “55 com alta tecnologia ou até mesmo uma viagem, com todas as despesas de transporte pagas, para o Santuário de Aparecida? Estas foram apenas algumas das promovidas durante o ano pelo sindicato. A smart TV fez parte da promoção “Rumo ao Hexa com o Sintropas”, em clima de Copa do Mundo, e a viagem à terra da Padroeira do Brasil foi feita no dia 12 de outubro, beneficiando mais de 40 felizardos, que foram contemplados através de sorteio.

Nos próximos dias, será a vez dos evangélicos professarem sua fé com a promoção “Templo de Salomão com o Sintropas”, que sorteou neste mês, 39 felizardos para conhecer o lugar religioso em São Paulo.

Durante o ano, o sindicato ainda promoveu promoções para comemorar o Dia da Mulher, Dia das Mães, Dias dos Pais. Três felizardos foram presenteados com um smartphone Samsung no Dia do Trabalhador. Nem ao menos os apaixonados ficaram de fora. No Dia dos Namorados, um casal foi sorteado para desfrutar de um jantar romântico em um restaurante de Ponta Grossa. Dezenas de crianças ganharam ingressos para o circo, no mês em que se comemorou o Dia das Crianças.

Mensalmente, os associados, que adquirem gás de cozinha diretamente do sindicato, já são beneficiados com a promoção que sorteia uma carga completa (botijão + gás), entre os compradores do mês.

Concurso Cultural

Em comemoração ao Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, o sindicato realizou a 2ª do Concurso de Fotografia Amadora, com apoio das lojas Mercado Móveis, que cedeu o prêmio para o ganhador. Inúmeras fotos foram enviadas pelos participantes, e, além do 1º colocado, os outros dois bem avaliados também receberam premiação.

A iniciativa visou homenagear os trabalhadores pelo seu dia, a valorização profissional, além da descontração e interação com os demais colegas de trabalho.

Comunicação

Com tantos investimentos, conquistas e novos projetos instituídos na entidade, houve a necessidade de ampliar a comunicação entre os trabalhadores, visando a celeridade e uma maior abrangência da informação, e por isto o Sintropas lançou o informativo “Pneu Rodando”. O boletim é semanal e virtual, sendo divulgado nas redes sociais e no site do sindicato.

O periódico reúne todos os acontecimentos da entidade sindical, dicas de saúde, alterações na legislação, direito dos trabalhadores, além de outras informações de interesse de toda a classe. Ainda prosperando uma comunicação mais eficiente, o Sintropas criou o Instagram (@sintropaspg) e um novo canal de divulgação, através do Whats’App: o Mídia Sintropas (42) 9 9932-6747.

Jurídico

Em 2022, houve o desfecho no judiciário de inúmeras ações, que haviam sido ingressadas pelo sindicato ao longo dos últimos anos. A justiça deu o parecer favorável ao Sintropas, fazendo com que várias empresas condenadas fossem obrigadas a restituir valores aos trabalhadores. Entre elas, uma de transporte de fretamento escolar de Castro, foi condenada a devolver aos trabalhadores R$701.242,00.Cada um dos 78 trabalhadores lesados deverão receber entre R$408,00 e mais de R$50 mil.

Recentemente, o Sintropas também obteve vitória judicial no “Consórcio do Mal”. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) homologou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), colocando um ponto final na exploração a muitos trabalhadores do transporte, que agora vão receber salário e condições dignas de trabalho.

Negociações expressivas

Uma série de negociações coletivas foi iniciada pelo sindicato com empresas do transporte de Ponta Grossa e região. A atuação do sindicato, em cada uma das negociações, foi fundamental para garantir reajuste de salário e do cartão alimentação dos trabalhadores, além de assegurar a manutenção de todos os benefícios que a categoria possui.

Foram significativos Acordos Coletivos de Trabalho para 2022\2023 e devido a estas negociações, que vem sendo realizadas pelo SIntropas, reajustes salariais acima da inflação, e, atualmente, empresa do transporte coletivo de Ponta Grossa tem o maior cartão-alimentação do país, no valor de R$851,00.

“Fechamos o ano com aquela sensação de dever cumprido. Tudo que fizemos em 2022 foi resultado do trabalho árduo que o Sintropas vem desempenhando para todos os trabalhadores, independentemente de sua filiação. Só temos que comemorar pelo ano produtivo e agradecer aos trabalhadores por estarem conosco nestas conquistas. Esperamos agora um 2023 também cheio de realizações e novidades para a categoria”, considerou Luizão, presidente do Sintropas.

Confira as principais conquista de 2022 do Sintropas e quando cada uma delas foi alcançada

Janeiro

– Anúncio da retomada do programa de representação sindical com a Unidade Móvel

– Início de agendamento para as viagens à praia e aos pontos turísticos do Paraná

– Convênio entre farmácia Fleming e Sintropas

Fevereiro

– Novas parcerias com empresas para descontos em produtos e serviços

– Retomada do sorteio do vale-gás

– Lançamento do informativo “Pneu Rodando”

– Reforma do Salão de Cabeleireiro do Sintropas

Março

– Contratação de duas profissionais para o salão (cabeleireira e manicure/pedicure)

– Cursos EAD de Capacitação e Reciclagem para motorista

– Sorteio da promoção do Mês da Mulher

Abril

– Início dos serviços de aplicação de tintura e manicure\pedicure no salão

– Compra do novo ônibus do Turismo

Maio

– Sorteio de três celulares na promoção do “Dia do Trabalhador”

– Promoção de “Dia das Mães”

– Estreia do novo ônibus de turismo com viagem ao Zoológico e Jardim Botânico em Curitiba

– Ampliação do roteiro de viagens com o ônibus de turismo

– Realização da programação em alusão ao Maio Amarelo

– Filiação do Sintropas à CUT

Junho

– Lançamento da promoção “Santuário de Aparecida com o Sintropas”

– Criação do canal de comunicação no Whats’App: Mídia Sintropas

– Criação do Instagram do Sintropas (@sintropaspg)

Julho

– Realização do Concurso de Fotografia Amadora, em comemoração ao Dia do Motorista

Agosto

– Sintropas recuperou judicialmente R$701.242,00 para 78 trabalhadores de uma empresa do transporte no município de Castro

– Aplicativo “Sintropas” passou por atualização para oferecer novas funcionalidade para funcionários e associados

– Promoção “Mês dos Pais”

– Pesquisa de Satisfação com os beneficiários

Setembro

– Aprovação sede litorânea em assembleia

– Fechamento de novas parcerias com empresas para oferecer descontos para associados e dependentes

Outubro

-Viagem ao Santuário de Aparecida com os ganhadores da promoção

– Realização do “Outubro Rosa Sintropas”

– Sorteio de ingressos para o circo na promoção de Dia das Crianças

– Lançamento da promoção “Templo de Salomão com o Sintropas”

Novembro

– Sorteio de uma smart TV “55 na promoção “Rumo ao hexa com o Sintropas”

– Sintropas adquire a sede litorânea no litoral do Paraná

– Alunos da “Escolinha do Motorista” foram aprovados em testes da VCG

– “Consórcio do Mal” leva pau no Tribunal Regional do Trabalho

– Realização do “Novembro Azul Sintropas”

– Início das negociações com a VCG da data-base de 1º de maio

Dezembro

– Sorteio da promoção do “Templo de Salomão”

– Término das negociações da ACT 2022-2023 da VCG com reajuste salarial expressivo

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE