Projeto de arborização planta árvores em estacionamento da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto de arborização planta árvores em estacionamento da UEPG

As árvores foram plantadas no estacionamento do Bloco F no Campus Uvaranas

A atividade uniu professores, servidores e alunos do curso de Agronomia, bem como colaboradores do Viveiro e alunos do curso de Biologia
A atividade uniu professores, servidores e alunos do curso de Agronomia, bem como colaboradores do Viveiro e alunos do curso de Biologia -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Plantar árvores é um investimento no futuro. Pensando nisso, uma iniciativa do Viveiro Florestal do Colégio Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Diretoria de Gestão Ambiental da Pró-reitoria de Planejamento (DGA – Proplan), levou mudas de goiaba-serrana ao estacionamento do Bloco F, ao lado das estufas da UEPG. Alunos de Biologia e Agronomia, professores e servidores da Universidade fizeram o plantio de 21 mudas na manhã de sexta-feira (16).

Como conta a diretora de Gestão Ambiental da UEPG, Graziele Campos Kviatcovski, a demanda partiu do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, que percebeu que o estacionamento era subutilizado. Ela explica que é feito um estudo para implantação das mudas, considerando o planejamento físico do Campus. “Foi pensado no local onde não tivesse interferências com as redes subterrâneas, futuras calçadas, entre as próprias copas das árvores e também com os cabos aéreos de eletricidade, projetando o crescimento das árvores”.

A espécie selecionada para o Bloco F foi a goiaba-serrana ou feijoa (Feijoa sellowiana). “Trata-se de uma espécie nativa da família Myrtaceae, de porte médio e boa conformidade de copa, de formato circular e pouco ampla”, explica o professor do curso de Agronomia e um dos responsáveis pelo Viveiro, Carlos Stuepp. “A espécie foi escolhida também por seu potencial comercial, com flores e frutos comestíveis e com elevado potencial agronômico, cumprindo um dos objetivos deste projeto, que é aproximar as pessoas das árvores, por associação aos cursos de graduação”. Do plantio da semente e cultivo no Viveiro até a muda pronta para implantação, se passaram dois anos.

A espécie selecionada para o Bloco F foi a goiaba-serrana ou feijoa
A espécie selecionada para o Bloco F foi a goiaba-serrana ou feijoa |  Foto: Divulgação

A atividade uniu professores, servidores e alunos do curso de Agronomia, bem como colaboradores do Viveiro e alunos do curso de Biologia. “Um dos pilares da conexão das pessoas com as árvores é no plantio, assim, a participação da comunidade, sobretudo aquela mais próxima, é um fator chave para a resiliência destes projetos”, explica o professor Carlos. Por isso, a regra durante o plantio das árvores era de “colocar a mão na massa”: cada um dos presentes contribuiu de alguma forma, seja no plantio, seja na rega ou fixação das mudas. “Aproximar a comunidade de Ponta Grossa da arborização urbana é um dos grandes desafios encarados pelo Viveiro Florestal da UEPG, e para que essa relação seja saudável e duradoura, é preciso que haja planejamento, gerando melhor qualidade e usabilidade dos espaços urbanos”, aponta.

Vinícius Sawczuk Mazurok é acadêmico do 4º ano de Agronomia e ajudou no plantio das árvores. Ele explica que a atividade, que fez parte da disciplina de Silvicultura, foi importante para sua formação acadêmica. “A gente aprende como produzir a muda, quais os tipos de produção, como cuidar dessas mudas, até poder trazer a campo e, depois, como fazer o correto plantio no campo”, relata. Vinícius destaca a importância da consciência ecológica e aprendizado sobre sistemas ambientais. O plantio também traz uma perspectiva de futuro: “Plantamos a goiaba serrana, com o intuito de fazer sombra, mas daqui a um, dois anos, essas árvores vão produzir frutos também, dos quais a gente vai poder usufruir”.

O preparo do solo foi realizado pelo servidor Jail Bueno, lotado no Viveiro Florestal da UEPG; e a abertura das covas foi feita pela Prefeitura do Campus (Precam), a quem também foi solicitada a construção de uma escada para melhorar a acessibilidade ao estacionamento.

Projetos-piloto de arborização

A atividade faz parte de uma série de projetos-piloto de arborização do Campus Uvaranas, idealizados e discutidos pelo Viveiro e pela DGA. “Esses pilotos tem como objetivo servir como referência técnica na aplicação dos melhores modelos de arborização conhecidos pela ciência, desde a seleção adequada da espécie, sua adequada implantação até sua condução e manejo, para garantir o máximo de qualidade e serviços ecossistêmicos prestados”, explica Stuepp.

Outra atividade, realizada em novembro, plantou mudas de manacá-da-serra em frente à Biblioteca da UEPG. Em 2020, como parte das comemorações do cinquentenário da UEPG, alunos do Caic plantaram mudas de araucária ao lado da Central de Salas. A expectativa é de que projetos de arborização sejam executados em todo o Campus, a partir do mapeamento de áreas que precisam de arborização e identificação das espécies mais adequadas para cada local.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE