UEPG e UFPR atendem voluntários em projeto de medicina preventiva | aRede
PUBLICIDADE

UEPG e UFPR atendem voluntários em projeto de medicina preventiva

Evento ocorrerá neste sábado (26), das 14h às 18h, no Centro de Convivência do Campus Uvaranas

Equipe coletará dados de pessoas interessadas em fazer um mapeamento da saúde
Equipe coletará dados de pessoas interessadas em fazer um mapeamento da saúde -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Neste sábado (26), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre as portas para voluntários interessados em participar do 'Projeto MedEpiGen', de Medicina Preventiva, conduzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Uma equipe multiprofissional das duas Universidades coletará dados de pessoas interessadas em fazer um mapeamento da própria saúde com objetivo de identificar biomarcadores que possam contribuir para a prevenção de doenças crônicas.

O evento ocorrerá das 14h às 18h, no Centro de Convivência do Campus Uvaranas da UEPG e estará aberto para toda a população sem nenhum custo.

Como funciona

Primeiramente, os participantes responderão a um questionário sobre seus hábitos de vida, histórico médico e familiar. Depois, são coletadas medidas corporais, peso e bioimpedância - exame que mede a proporção de massa muscular -, ossos e gordura no organismo.

Em seguida, será marcado um dia e um local para o comparecimento do participante para aferir a pressão arterial, coletar sangue e novas medidas corporais. A partir daí, as informações serão analisadas por especialistas e por softwares com inteligência artificial, a fim de detectar possíveis marcadores genéticos e hereditários que predispõem o participante a desenvolver doenças crônicas que podem ser prevenidas. 

A pessoa receberá um relatório individual completo sobre as principais informações referentes à sua saúde, incluindo um painel nutrigenético – sobre como o corpo processa açúcares, gorduras, vitaminas e nutrientes. Essas informações permitem ao voluntário tomar decisões ativas para uma vida mais saudável e evitar problemas sérios de saúde. Vale ressaltar que esses resultados podem levar alguns meses para chegar, tendo em vista a complexidade das análises e dos exames.

Pode participar qualquer pessoa que seja maior de 12 anos e residente no Paraná, mas menores de 18 anos precisam do consentimento dos responsáveis. Não existem custos financeiros para participar do projeto e o voluntário pode cancelar sua participação a qualquer momento. “É muito importante que o máximo de pessoas possível venham até a UEPG no sábado participar do 'Projeto MedEpiGen'. Os dados são fundamentais para entendermos melhor sobre como está a saúde da população e como podemos definir estratégias para reduzir a incidência de doenças crônicas. O levantamento também busca embasar o desenho de estratégias de saúde pública”, reforça o professor Marcos Pileggi, do Departamento de Biologia Estrutural Molecular e Genética da UEPG. 

O 'Projeto MedEpiGen' pretende realizar o mapeamento de doenças crônicas não transmissíveis como neoplasias, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, doenças metabólicas, doenças renais, doenças musculoesqueléticas e relacionadas ao trabalho. O projeto será realizado em seis diferentes regiões do Paraná, nas cidades de Curitiba, Bandeirantes, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá e Ponta Grossa.

A pesquisa vem sendo desenvolvida na Universidade Federal do Paraná, em conjunto com várias universidades e instituições como UEPG, Instituto Carlos Chagas – Fiocruz, Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec- Fiocruz), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Araucária, no programa Pesquisa para o SUS.

Com informações: assessoria de imprensa UEPG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE