Santa Missa no domingo abre o 'Ano Vocacional' na Diocese de PG | aRede
PUBLICIDADE

Santa Missa no domingo abre o 'Ano Vocacional' na Diocese de PG

Antes da cerimônia, acontecerá uma caminhada da Igreja Nossa Senhora do Rosário até a Catedral

Missa iniciará às 15h, na Catedral Sant'Ana, no centro de Ponta Grossa
Missa iniciará às 15h, na Catedral Sant'Ana, no centro de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A comunidade católica, em especial os coordenadores pastorais, de movimentos paroquiais, está sendo convidada a participar da 'Santa Missa de abertura do Ano Vocacional' neste domingo (20), às 15h, na Catedral Sant’Ana. A celebração marca a acolhida pela comunidade diocesana da ação proposta pela Igreja no Brasil: o terceiro Ano Vocacional Nacional que se estenderá de 20 a 26 de novembro de 2023. Na Diocese de Ponta Grossa, esse período representaria uma retomada do projeto de animação vocacional ‘Em Cada Comunidade uma Nova Vocação’, lançado em 2018 pelas dioceses das Regionais Sul 2, Sul 3, Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e dioceses de Osasco (SP), Tefé (AM) e Bafatá, no continente africano.

Antes da missa deste domingo (20), acontecerá uma caminhada da igreja Nossa Senhora do Rosário até a Catedral. A saída da caminhada vocacional será às 14h30, na praça em frente à igreja do Rosário. Padre Martinho Luís Hartmann, coordenador diocesano do 'Serviço de Animação Vocacional', também pede para que os coordenadores tragam para a celebração a imagem 'Mãe das Vocações', que está nas paróquias. “Há um tempo vivendo no Brasil, e até fora do País, o projeto vocacional 'Em Cada Comunidade uma Nova Vocação', tem surtido efeitos positivos na reflexão sobre o aspecto vocacional”, ressalta.

De acordo com padre Martinho, dentro do projeto e desse ambiente e contexto vocacional, foi enviado para cada paróquia dois banners. Um deles com a imagem de um menino, com os dizeres: ‘Ninguém nasce padre, precisamos rezar pelas vocações’; e outro, com a oração vocacional. Depois, foi enviado um símbolo vocacional às comunidades (o barco) e, este ano, as paróquias receberam a imagem 'Mãe das Vocações'. “Agora, a Igreja no Brasil propõe um terceiro ano vocacional. Ele vem para complementar o trabalho que estamos realizando na Diocese. A proposta é de rezar pelas vocações, trabalhar o contexto vocacional nos ambientes que já temos nas paróquias, conscientizando da importância vocacional e também fazendo com que dentro desse ano vocacional consigamos implantar nas comunidades uma equipe vocacional paroquial, as ‘EVPs’”, argumenta.

Durante o 'Ano Vocacional' a intenção é, enquanto Pastoral Vocacional diocesana, visitar as comunidades, as paróquias, em diálogo com os padres e lideranças para ali, dentro da realidade de cada uma, formar as EVPs, explica o coordenador. Conforme padre Martinho, "a Catequese, com o grande número de catequizandos; coroinhas, acólitos, equipe de liturgia, Infância e Adolescência Missionária, e as equipes vocacionais paroquiais, serão aqueles que estarão indo ao encontro desses ambientes já existentes, escutando lá os seus anseios e ajudando no discernimento vocacional”, detalha. Padre Martinho lembra que o caminho já foi iniciado. “Passei nos Setores, neste semestre. Fiz encontros com algumas equipes, levando a proposta para criação das EVPs. Agora, depois da abertura (do Ano Vocacional), o objetivo é visitar cada paróquia, marcar e oferecer uma formação e a possibilidade das equipes, sempre de acordo com os padres. Em Reserva, a Paróquia Menino Jesus tem uma equipe vocacional paroquial de longa data, que trabalha muito bem com as vocações e serve de inspiração para que nas outras seja formada essa equipe. Onde já existe, queremos dar um up e, onde não há, (queremos) criar uma equipe”, acrescenta.

Apoio

O coordenador do Serviço Vocacional cita os tipos de vocações: sacerdotal, religiosa, matrimonial e a vocação leiga. O 'Ano Vocacional' e equipes vocacionais paroquiais, segundo o padre, tendem a conscientizar à qual vocação se está sendo chamado por Deus. “Um leigo atuante que possa ser realmente sal da terra, luz do mundo, levar o bom fermento àquela massa onde está, onde se encontra. O 'Ano Vocacional' também vem para nos conscientizar que todos somos vocacionados. Todos somos chamados, a começar pelo Batismo, que nos chama à graça de uma vida santa, à santidade de vida. Para atingir e fazer com que de fato a conscientização chegue a todos os lugares, é preciso contar com o apoio de todos, de comunhão, participação, todos possam auxiliar no trabalho de conscientização vocacional, inclusive fazendo com que o 'Ano Vocacional' de fato aconteça nas nossas comunidades”, orienta.

É preciso contar com todos, com a ajuda de todos. “Temos os meios de comunicação e as plataformas que são usadas para a evangelização. Além daquelas pessoas com quem contaremos para que tudo possa acontecer, queremos contar com o apoio dos meios de comunicação. Lembrando que o Serviço de Animação Vocacional do Regional (Sul 2) está recebendo apoio da TV Evangelizar. Na Diocese, temos a Rádio Sant’Ana. Vamos nos utilizar desses meios para chegar a todos os lugares, potencializar a ação desse projeto”, antecipa padre Martinho.

Quem quiser mais informações a respeito da Pastoral e encaminhar encontros para discernimento vocacional pode ligar ou enviar mensagem para o número (42) 9 9865-3709.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE