Secretário detalha ações para PG ter 100% de asfalto até o fim de 2024 | aRede
PUBLICIDADE

Secretário detalha ações para PG ter 100% de asfalto até o fim de 2024

Henrique do Vale afirma que é possível conseguir os 100% de asfalto, mas para isso a cidade precisará licitar 200 quilômetros de asfalto nos próximos dois anos

Henrique do Vale, Secretário de Infraestrutura e Logística.
Henrique do Vale, Secretário de Infraestrutura e Logística. -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa reforça a possibilidade do município ter 100% de asfalto até o final de 2024. Em entrevista ao Grupo aRede, o Secretário de Infraestrutura e Logística Henrique do Vale confirma que é possível pavimentar 100% da área urbana, no entanto, seria necessário licitar cerca de 200 km de asfalto nos próximos dois anos, visto que o município tem aproximadamente 1.200 km de via urbana e restam 270 km para pavimentar. 

“Nós temos a perspectiva de em 2023 e 2024, em cada ano, licitar aproximadamente mais 100 km de asfalto, além do que tem sido conduzido pela Secretaria de Serviços Públicos que são obras contratadas pela antiga CPS”, explica Do Vale. 

De acordo com Henrique, neste ano já foram licitados 70 quilômetros de vias por meio do Programa Asfalto Novo, com um investimento de aproximadamente R$ 130 milhões. As obras estão em andamento em diferentes pontos da cidade, como o San Martin, Monte Belo, Colônia Dona Luiza, Leila Maria e Parque dos Pinheiros. Outro editais de licitação de pavimento beneficiam os bairros da Vila DER, Santo Antônio, Jardim Paraíso, Vila Neri, Dom Bosco, Monte Carlo, San Marino e Vila Hilgemberg. 

“São obras importantes tanto do ponto de vista do provimento de infraestrutura, mas também do ponto de vista social. Esses locais  que ainda não tinham asfalto via de regra ou eram loteamentos dos anos 50, 70, normalmente áreas com uma declividade maior, até porque o asfalto se tornava mais caro e ficava para depois. São áreas onde o asfalto é mais urgente, porque quando chove a população sofre com todos os problemas, além do pó”, afirma o secretário.

OBRAS DE MANUTENÇÃO

Além das obras de pavimentação, Henrique do Vale revelou ainda a necessidade de cuidar das áreas onde já existe asfalto. De acordo com ele, diversas obras estão em andamento em diferentes pontos da cidade para manter e/ou revitalizar vias já pavimentadas.

“A gente não tem só 230 km para asfaltar, mas uma malha de aproximadamente 1.000 km para manter. O asfalto tem vida útil, tem regiões que foram pavimentadas inteiramente como Órfãs, Jardim Carvalho, Estrela, Centro, Santa Paula, enfim, que o asfalto já é um pouco antigo, está esfarelando, e começa a ter problemas de mobilidade. Então a Secretaria de Serviços Públicos está conduzindo um programa de recape. É uma dimensão um pouco menor, estamos falando de aproximadamente 25 ou 30km de recape neste ano e 70 de pavimentação, mas é importante fazermos um sem descuidar do outro”, explica. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE