PG define ações para programa ‘Prefeito Amigo da Criança’ | aRede
PUBLICIDADE

PG define ações para programa ‘Prefeito Amigo da Criança’

De forma integrada, todas as secretarias municipais registrarão os trabalhos realizados para proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes

Reunião entre todas as secretarias aconteceu na última quarta-feira (26), no Paço Municipal
Reunião entre todas as secretarias aconteceu na última quarta-feira (26), no Paço Municipal -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Representantes de todas as Secretarias Municipais, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), estiveram reunidos na última quarta-feira (26), para formar um comitê e definir as estratégias e ações visando a participação na '7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança', da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). O objetivo foi informar e sensibilizar as equipes através de uma formação, sobre as competências de cada pasta e os benefícios que podem ser gerados para a população infanto-juvenil de Ponta Grossa.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Monica Mongruel, conduziu a formação e explicou que o 'Programa Prefeito Amigo da Criança' é uma iniciativa da Fundação Abrinq, cujo objetivo é mobilizar, valorizar e assessorar tecnicamente os prefeitos e prefeitas que assumem a criança e o adolescente como prioridade na gestão municipal, desenvolvendo políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e a efetivação de seus direitos.

“Enquanto Município, nós devemos cumprir com todas as regras legais que temos para atender toda e qualquer necessidade da criança e do adolescente, atuando na erradicação da violação de direitos, sendo familiar e institucional, para um novo comportamento para as situações que são pertinentes à vida de uma criança e adolescente”, disse a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD).

O 'Programa Prefeito Amigo da Criança' deve ser trabalhado de maneira intersetorial, mas que tem alguma ligação com a criança e do adolescente. De acordo com Mônica, a agenda de trabalho está continuamente aberta para preenchimento e consiste em uma excelente oportunidade para o Município compartilhar com a Fundação Abrinq as principais ações realizadas na área da infância e adolescência pela gestão atual.

“Em virtude disso, todas as Secretarias Municipais participaram da reunião, pois quando se pavimenta uma rua, quando se canaliza um córrego, de alguma forma impacta na vida das crianças e adolescentes”, disse Mongruel, que complementa que a Prefeitura pode atuar também com campanhas, semanas temáticas, projetos e atividades diversas a serem realizadas pelos agentes públicos dos setores ligados à infância e adolescência.

Simone Pereira Neves, secretária de Educação, destaca a articulação entre os gestores. “Em Ponta Grossa, buscamos que todos os gestores, das diferentes áreas que protagonizam as ações que protegem, auxiliam e beneficiam as crianças e adolescentes, trabalhem de maneira integrada. Então, essa relação intersetorial que ocorre entre as diversas áreas da Prefeitura oferece uma dinâmica muito importante para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, desde o Conselho e a Administração, passando pelas secretarias, até o trabalho na ponta, onde está o contato direto do servidor com o público”, avalia.

Na reunião, foi composto um comitê que tem como responsabilidades a apuração do orçamento destinado para áreas sensíveis a crianças e adolescentes, o preenchimento constante da agenda de trabalho no que tange a articulação intersetorial para realização das ações, bem como, que irá enviar os documentos para a equipe organizadora da Fundação Abrinq, nos prazos estipulados. “A Prefeitura não medirá esforços para cumprir com todos os requisitos do 'Programa' e ser um modelo para o Brasil na atenção para crianças e adolescentes”, finaliza Schmidt.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE