Fiep amplia atendimento em Saúde e Segurança do Trabalho | aRede
PUBLICIDADE

Fiep amplia atendimento em Saúde e Segurança do Trabalho

Evento na Casa da Indústria de Ponta Grossa apresentou as modificações que auxiliará industriais no cumprimento da legislação

Segundo Gravena, a Norma Regulamentadora 1  exige a implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) em caráter contínuo
Segundo Gravena, a Norma Regulamentadora 1 exige a implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) em caráter contínuo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Nesta semana, a Casa da Indústria de Ponta Grossa, do Sistema Fiep, realizou em sua sede o evento Sesi + Saúde e Segurança no Trabalho. O encontro com empresário teve como objetivo apresentar mostrar as novidades na forma de prestação de serviços para indústria, apresentar as novas unidades móveis e espaços saúde próprios nas unidades para atendimento de saúde ocupacional. As mudanças fazem parte de um reposicionamento da prestação de serviço devido a mudanças na regulamentação.

Robson Gravena, gerente executivo de Segurança e Saúde da Indústria, do Sistema Fiep, comentou que o evento ocorrido em Ponta Grossa acontecerá em mais 10 cidades do Paraná para reforçar o reposicionamento do Sesi no atendimento às indústrias, no que se refere ao serviço prestado na área da Saúde e Segurança do Trabalho. “Neste ano, passamos por uma reformulação, ampliando a quantidade de colaboradores para esta finalidade e disponibilizando uma unidade móvel para cada uma das principais cidades do Paraná, incluindo Ponta Grossa”, explica.

Segundo Gravena, os investimentos realizados e o formato de contratação ocorrem devido a uma mudança na legislação de segurança. “Aumentaram as exigências para as empresas, particularmente para as indústrias, considerando o maior risco da atividade. Isso tornou o processo mais complexo como a Norma Regulamentadora 1, que exige a implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que tem um caráter contínuo. Sem contar que estas informações passam a subir automaticamente para o e-social, podendo gerar autuações automáticas para os empregadores”, destaca.

“Devido a estes fatores é muito relevante este reposicionamento do Sistema Fiep, pois o Sesi atende cerca de 320 mil trabalhadores no Paraná, em mais de 6 mil empresas. Isso torna relevante para a gestão do presidente Carlos Walter, que o investimento em indústria seja priorizado tanto no âmbito da Saúde, como da Segurança do Trabalho”, disse Gravena. Ele comentou ainda sobre o sistema de cashback de 100% a até 115% nestas áreas em que os valores contratados são disponibilizados em outros serviços complementares.

“Temos que ver os recursos humanos a partir da perspectiva da sustentabilidade, não gerando passivos. Em virtude disso, a mudança que o Sesi teve no posicionamento, focando na Saúde e na Segurança do Trabalho e voltando o atendimento para estrutura interna, deve ter uma contrapartida dos empresários no acompanhamento crítico do serviço realizado”, disse o industrial do setor madeireiro Álvaro Scheffer, que destaca que o empresário deve dar a contrapartida sendo crítico. “A melhoria no serviço acontece a partir do momento que a gente participar”, disse Scheffer, que parabenizou o Sistema Fiep pela preocupação com as mudanças na legislação e no atendimento aos empresários do setor.

Para o presidente da Casa da Indústria, em Ponta Grossa, Darcy Miara Júnior, esta aproximação em relação a um tema tão sensível, tanto para os colaboradores das empresas quanto para as indústrias no cumprimento da legislação, é extremamente benéfico para o setor no Paraná. “Estamos muito contentes em, por meio dos Sindicatos, viabilizar estes serviços importantes para as indústrias da região. Mais uma vez, a Fiep se coloca ao lado do industrial proporcionando condições para a melhoria do setor no Paraná”, finaliza Miara Júnior.

Associado solidário

A diretora executiva da Casa da Indústria, Priscilla Garbelini Jaronski, explica que a categoria de associado solidário, prevista em estatuto, possibilita a participação também de empresas que não sejam dos ramos dos sindicatos atendidos pela Casa da Indústria, de forma que qualquer CNPJ, incluindo Microempresário Individual (MEI), possa utilizar todos os produtos e serviços do Sistema Fiep relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho.

“O associado solidário compreende desde a empresa de mesmo segmento dos sindicatos representados, mas também de outros. Se, por exemplo, um supermercado, uma farmácia, uma loja de roupas tiver interesse, pode se associar por uma mensalidade de R$ 50,00, mais R$ 0,50 por colaborador da empresa, e desfrutar de diversos benefícios oferecidos como o cashback nos serviços de Saúde e Segurança do Trabalho”, reforçou Priscilla.

 A Casa da Indústria

A Casa da Indústria é formada pelo Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa (Sindimadeira), Sindicato Das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa), Sindicato da Panificação de Ponta Grossa (Sindipan), Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos de Ponta Grossa, em conjunto com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

As informações são das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE