Projeto de Lei busca reforçar combate ao nazismo em PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto de Lei busca reforçar combate ao nazismo em PG

A proposta visa instituir o Dia do Combate ao Fascismo e ao Nazismo em Ponta Grossa

Parlamentar Dr. Erick (PSDB), autor do projeto de lei, durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Grossa.
Parlamentar Dr. Erick (PSDB), autor do projeto de lei, durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Grossa. -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após um suposto caso de apologia ao nazismo envolvendo uma professora de uma escola de Ponta Grossa, o vereador Dr. Erick (PSDB) apresentou, na semana passada, um projeto de lei que visa instituir o Dia Municipal de Combate ao Fascismo e ao Nazismo.

O PL 316/2022 traz em sua justificativa uma série de dados e estatísticas que mostram os aumentos nos casos de apologia ao nazismo e no fascismo nos últimos anos.

“Não podemos nos calar diante dessa escalada de violência e intolerância. As forças democráticas no Brasil não podem ficar omissas (...) pretendemos que a instituição dessa data possibilite o desenvolvimento de uma consciência crítica para que não mais se repitam crimes contra a humanidade e que se informe claramente à população que racismo e apologia ao nazismo são crimes”, diz o vereador na justificativa.

DATA

Segundo o projeto, o Dia do Combate ao Fascismo e ao Nazismo aconteceria anualmente na data de 16 de abril. De acordo com a proposta, este é o dia falecimento do diplomata brasileiro Luiz Martins deSouza Dantas (1876-1954), responsável por salvar comprovadamente 475 pessoas de morrerem em campos de extermínio, ao emitir centenas de vistos durante os anos mais duros da repressão nazista.

“O objetivo precípuo dessa data é conscientizar as crianças, adolescentes e jovens acerca do horror que estes regimes autoritários, racistas, territorialistas e nacionalistas representaram para a história”, completa o vereador.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE