Ranking coloca UEPG entre as melhores do Brasil e do Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Ranking coloca UEPG entre as melhores do Brasil e do Paraná

No Estado, universidade ponta-grossense ficou com a 2ª colocação; em comparação a 2022, a Instituição aumentou seu resultado em quatro métricas

Ranking da Times Higher Education (THE) destacou a qualidade da UEPG em todo o Brasil
Ranking da Times Higher Education (THE) destacou a qualidade da UEPG em todo o Brasil -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma das 30 melhores universidades brasileiras e a segunda do Paraná, em comparação com as Universidades Estaduais. Os dados são da revista Times Higher Education (THE), que publicou, na última quarta-feira (12), o World University Rankings 2023. Nesta edição, participaram 1.799 instituições de ensino superior de todo mundo – 73 a nível nacional.

Dentro da classificação das '1500+', a UEPG obteve a maior média geral, em relação às demais Universidades do Estado. Em nível nacional, a UEPG ocupou a mesma posição no ranking geral (1500+), o que a coloca na posição número 29, entre as brasileiras, juntamente com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Das 73 universidades brasileiras que participaram da avaliação, 62 foram classificadas.

O ranking é calculado em métricas de Ensino (30%) – ambiente de aprendizagem; Pesquisa (30%) – volume, receita e reputação; Citações (30%) – influência da pesquisa; Renda da indústria (2,5%) – transferência de conhecimento; e Perspectivas internacionais (7,5%) – funcionários internacionais, estudantes e colaborações de pesquisa. Em comparação com os resultados do ranking de 2022, a UEPG aumentou seu resultado nas métricas de Ensino; Pesquisa; Renda da Indústria e Perspectiva Internacional.

Nas métricas avaliadas, a UEPG obteve a primeira colocação, entre as estaduais do Paraná, em citações e internacionalização; a 3ª posição em pesquisa e renda da indústria; e em 4º lugar na métrica de ensino. “Mais uma vez, a UEPG é destaque em citações e internacionalização, o que demonstra que parcerias estão sendo firmadas fora da Universidade, possibilitando troca de experiência e aumentando nossa visibilidade”, destaca a diretora de Avaliação Institucional da UEPG, Raquel Abdallah da Rocha Oliveira.

De acordo com a pesquisadora institucional Josecler Kapp Lepinski, para a composição do ranking, cada uma das métricas avaliadas são ponderadas. “Isso facilita a identificação dos pontos fortes e fracos da Universidade, permitindo uma análise de onde estamos e para onde queremos ir”, salienta.

Com informações: assessoria de imprensa UEPG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE