Chociai pede a gratuidade do transporte coletivo no dia da eleição | aRede
PUBLICIDADE

Chociai pede a gratuidade do transporte coletivo no dia da eleição

Futuro presidente da Câmara Municipal também busca garantir o ‘passe livre’ nas eleições dos próximos anos

Filipe Chociai durante a Sessão Ordinária da última quarta-feira (5).
Filipe Chociai durante a Sessão Ordinária da última quarta-feira (5). -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Filipe Chociai (PSD), encaminhou uma moção de apelo à prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) solicitando a gratuidade no transporte coletivo para o segundo turno da eleição presidencial, marcado para o dia 30 de outubro. 

De acordo com o vereador, a articulação buscará também garantir a obrigatoriedade do ‘passe livre’ no contrato da próxima empresa que ficará responsável pelo transporte público do município, visto que o contrato da VCG se encerra em junho de 2023. Com isso, a gratuidade no serviço ficaria garantida por lei para as próximas eleições gerais e municipais. “Vou buscar esse diálogo não só para o segundo turno, mas também para deixar isso já concretizado futuramente e com uma segurança jurídica prolongada”, explicou o parlamentar ao Portal aRede.

Na justificativa, Chociai ressalta que a medida seria importante para garantir a manutenção da democracia e o fortalecimento da cidadania, além de destacar os fatores econômicos que podem impedir eleitores de exercerem seus direitos. 

“Em razão da obrigatoriedade do voto, muitos eleitores impossibilitados de utilizar outros meios de locomoção até o local de votação, estariam amparados por tal medida. Além disso, esta proposição legislativa evita que os munícipes em situação de hipossuficiência econômica despendam de recursos indispensáveis para sua subsistência, sendo inaceitável que seja essa a razão pela qual não exercem o direito ao voto”, explica a moção.

O documento foi apresentado na Sessão Ordinária da última quarta-feira (5). 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE