PUBLICIDADE

PG discute futuro da Saúde municipal a partir desta sexta-feira

Ao todo, 10 pré-conferências acontecerão até 20 de janeiro de 2023; população pode participar dos eventos e sugerir propostas para a Saúde ponta-grossense

Discussões são importantes para definir o futuro da Saúde de Ponta Grossa
Discussões são importantes para definir o futuro da Saúde de Ponta Grossa -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Inicia nesta sexta-feira (30), as pré-conferências para a ‘XII Conferência Municipal de Saúde’ de Ponta Grossa. O evento, que acontecerá em 3 e 4 de março de 2023, é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS). A iniciativa tem como objetivo discutir a implementação de políticas públicas para a área da Saúde ponta-grossense.

Motivo de críticas recentes da população, a Saúde municipal será colocada em pauta nas 10 pré-conferências, que começam em 30 de setembro e encerram em 20 de janeiro de 2023. Toda a comunidade pode participar dos debates, como explica a presidente do CMS de Ponta Grossa, Adriane Lopes. “Destes encontros, são extraídas as propostas e também os delegados que participarão da Conferência Municipal de Saúde. A participação é requisito necessário para a votação das propostas e também para compor o Conselho Municipal de Saúde, que muda sua composição a cada 4 anos”, comenta ao Portal aRede.

A primeira pré-conferência acontecerá nesta sexta-feira (30), a partir das 19h, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SindServ). Qualquer pessoa pode participar dos eventos e não há nenhum custo. “As pré-conferências avaliam a situação da Saúde e propõem diretrizes para a construção de políticas públicas na área. Os encontros acontecem em diversos pontos do Município e toda a população pode participar”, reforça Lopes.

Confira abaixo toda a programação das pré-conferências:

- 5 de outubro: às 19h, na Escola Municipal Professora Otacília Hasselmann de Oliveira, na região de Uvaranas;

- 19 de outubro: às 19h, na Escola Municipal Prefeito Doutor Othon Mader, na região da Nova Rússia;

- 31 de outubro: às 19h, na Escola Municipal Professora Maria Elvira Justus Schmidt, na região do Guaragi;

- 3 de novembro: às 19h, na Escola Municipal Professora Zahira Catta Preta Mello, na região de Oficinas;

- 16 de novembro: às 19h, na Escola Municipal Doutor Raul Pinheiro Machado, na região do Contorno;

- 23 de novembro: às 19h, na Escola Municipal Professora Maria Eulina Santos, na região do Itaiacoca;

- 7 de dezembro: às 19h, na Escola Municipal Professora Minervina França Scudlareck, na região de Uvaranas;

- 14 de dezembro: às 19h, na Escola Municipal São Jorge, na região da Nova Rússia;

- 20 de janeiro de 2023: às 19h, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SindServ), na região central.

De acordo com Adriane, “um diferencial destas pré-conferências é que acontecerão nas escolas da cidade, facilitando o acesso às informações e, consequentemente, a participação, pois, dentre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) estão: a universalização; a equidade; a integralidade; a descentralização; e a participação popular”, finaliza a presidente do CMS de Ponta Grossa.

As Conferências Municipais de Saúde acontecem a cada quatro anos – a última foi em 2019.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE