Filipe Chociai será o novo presidente da Câmara de PG | aRede
PUBLICIDADE

Filipe Chociai será o novo presidente da Câmara de PG

Candidaturas encerraram nesta sexta-feira (23) e chapa encabeçada por Chociai foi a única a se inscrever; jovem liderança já foi presidente interino neste ano

Da esquerda para a direita: Dr. Erick, Pastor Ezequiel, Filipe Chociai, Daniel Milla e Dr. Zeca
Da esquerda para a direita: Dr. Erick, Pastor Ezequiel, Filipe Chociai, Daniel Milla e Dr. Zeca -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após dois períodos de comando pelo vereador Daniel Milla (PSD), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) terá um novo presidente. Na próxima quarta-feira (28), às 9h, em ‘Sessão Especial’, o parlamentar Filipe Chociai (PSD) assumirá a Mesa Executiva do Poder Legislativo para o biênio 2023/2024. Além dele, Milla será o novo vice-presidente, Pastor Ezequiel (Avante) o 1º secretário, Dr. Zeca (União) o 2º secretário e Dr. Erick (PSDB) o 3º secretário. A definição da nova Mesa Executiva se deve a esse ‘grupo’ ser o único que apresentou candidatura – as inscrições encerraram nesta sexta-feira (23), às 18h30. Desde 1993, não acontecia de somente um ‘grupo’ apresentar candidatura.

Em sua primeira legislatura, Chociai foi eleito, em 2020, com 1.533 votos. Em agosto deste ano, ele já assumiu interinamente a presidência da Casa de Leis, em substituição a Milla, que assumiu as funções da prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD). Em entrevista ao Portal aRede na época, ele destacou a juventude como uma virtude a ser explorada. “Se hoje estou exercendo essa presidência em exercício, é porque caminho com as próprias pernas. A idade, muitas vezes, pode trazer um pré-julgamento. Mas, acima de qualquer incredulidade ou dúvida sobre a questão da idade ou da aparência mais jovem, há também uma vantagem positiva, porque é dessa forma que conseguimos superar essas desconfianças”, disse naquela oportunidade.

Avaliação

Perto de encerrar seu segundo mandato como presidente, Milla conversou com o Portal aRede e avaliou seus trabalhos como chefe do Poder Legislativo. “Nos últimos quatro anos, priorizei a Câmara fazendo administração e não política em si, porque muitas vezes utilizavam o cargo somente por questão política e esqueciam da questão administrativa. Fiz algo diferente nessas gestões: valorização da administração, dando estrutura e condições para receber a população e atender os vereadores em seus trabalhos”, avalia.

Por fim, Milla deseja sucesso a seu sucessor. “Agora com o novo presidente, vai ser realizada as eleições com chapa única e ele terá a tarefa de administrar a Casa. Desejo sucesso e boa sorte ao grupo em si, que continuará essa administração”, conclui a liderança política.

História

A última vez que somente uma chapa participou das eleições da Mesa Executiva da CMPG foi em 1993. Na ocasião, Rogério de Paulo Quadros foi eleito presidente, tendo como vice Mário Barszcz. De lá para cá, os outros presidentes foram: Delmar Pimentel (1995); Geraldo Woyciechowski (1997); Roberto Mongruel (1998); Delmar Pimentel (1999); Gerveson Tramontim (2001); Delmar Pimentel (2003); Delmar Pimentel (2005); Valfredo Dzázio (2007); Sebastião Mainardes (2009); Maurício Silva (2011); Aliel Machado (2013); Sebastião Mainardes (2015); Sebastião Mainardes (2017); Daniel Milla (2019); Daniel Milla (2021).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE