Elizabeth destaca melhorias em PG e projeta novos avanços | aRede
PUBLICIDADE

Elizabeth destaca melhorias em PG e projeta novos avanços

Em entrevista para o Portal aRede, prefeita fala sobre os desafios na área da Saúde e os motivos de empresas investirem na cidade; além disso, chefe do Poder Executivo projeta o futuro do Município

Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), nos estúdios do Portal aRede
Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), nos estúdios do Portal aRede -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa completa nesta quinta-feira (15), 199 anos de existência. Atualmente ranqueada como uma das principais cidades paranaenses em desenvolvimento, a prefeita do Município, Elizabeth Schmidt (PSD), concede entrevista ao Portal aRede e destaca quais são os planejamentos para ampliar a qualidade de vida da população ponta-grossense. No bate-papo, a chefe do Poder Executivo explica os desafios na área da Saúde, comenta sobre os motivos que tornam a cidade um atrativo para investidores, bem como projeta o futuro de Ponta Grossa como um Município com justiça, oportunidade, segurança e saúde. Confira abaixo, na íntegra, a entrevista completa:

Portal aRede: Para a senhora, como é estar à frente do Município, próximo de ele completar 200 anos? Ainda mais sendo a primeira prefeita da história.

Elizabeth: O senso de dever e responsabilidade é o que mais me motiva. Estou muito feliz por estar à frente das celebrações do bicentenário desta cidade que me viu nascer, me permitiu crescer e me tornou partícipe de sua história. Porém, eu quero lembrar que cada cidadão ponta-grossense é um construtor da história desta cidade. Cada qual, a seu modo, contribui para Ponta Grossa se tornar o que é hoje: com seu trabalho, suas escolhas, seus esforços, sua fé e sua dedicação.

Portal aRede: Nesses 199 anos, a senhora ainda enfrenta um período complicado em sua gestão (pandemia, crise econômica, uma guerra acontecendo). No decorrer desse último ano (a contar do último aniversário), quais foram os maiores desafios à frente da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG)?

Elizabeth: Nosso maior desafio tem sido resolver os gravíssimos problemas de saúde que a cidade enfrenta e não é de hoje. Tivemos uma condição excepcional com a pandemia e ainda hoje estamos sofrendo com seus pesados reflexos. O aumento da demanda por serviços de saúde contrasta com a escassez de médicos, o que tem ocasionado uma situação de grande preocupação para todos nós. O desafio é, urgentemente, resolver esse problema severo. E estamos fazendo isso. Nossa prioridade, neste momento, é oferecer serviços de saúde adequados, ágeis, eficientes e disponíveis.

Portal aRede: Nessa celebração de 199 anos, o que a senhora considera, na história de nossa cidade, como sendo as principais conquistas de Ponta Grossa?

Elizabeth: Ponta Grossa é maior do que pensa. A maior conquista é sua redescoberta, pelos próprios habitantes. Ponta Grossa adquiriu a capacidade de se reinventar: estamos no topo da lista dos municípios mais inovadores do país – inclusive em algumas áreas da Saúde – e temos hoje o melhor cardápio de oportunidades para investimentos industriais, o que se reflete em mais e melhores negócios, empregos, crescimento. A qualidade de vida da população melhorou sensivelmente com a adoção de políticas públicas inteligentes voltadas à segurança alimentar, educação inclusiva e integral, reconfiguração da infraestrutura, preservação de nossa cultura e a valorização do cidadão como sujeito de sua história. O conceito de ponta-grossense hoje é diferente, mais completo, mais atuante, mais crítico e, portanto, mais cidadão. Para uma prefeita que também é professora, não há conquista maior do que acompanhar, estimular e propiciar esse desenvolvimento.

Portal aRede: Para a senhora, quais são as principais características de nosso Município, que o fazem ser o que é hoje?

Elizabeth: Ponta Grossa é uma cidade muito acolhedora e, sem dúvidas, isso é reflexo de quem vive aqui. Nossa gente é bondosa, criativa, trabalhadora e hospitaleira. O que mais dá orgulho em nossa cidade são as pessoas que ajudam a construí-la e que recebem muito bem os que chegam para somar pelo desenvolvimento. Nosso município respeita a liberdade, a diversidade e promove a inovação, o progresso e o empreendedorismo. São muitos motivos que fazem Ponta Grossa ser tão especial e única.

Portal aRede: Hoje, Ponta Grossa é uma das cidades que mais se destacam no Paraná. É notável que investidores procuram nosso Município para abrirem suas empresas, indústrias e etc. Para a senhora, por que isso acontece?

Elizabeth: Muitas vezes prefeitos de outras cidades fazem essa mesma indagação. Minha resposta é sempre que Ponta Grossa não apenas ‘atrai’ investimentos, mas ‘seduz’ investidores. Nosso cardápio de benefícios para novos investidores, da tecnologia à infraestrutura, da logística à mão-de-obra, é tão amplo que gera um movimento muito peculiar. É essencial para que a cidade avance ainda mais em todas as áreas, tendo como lastro o crescimento econômico que vem desses investimentos.

Portal aRede: Como a senhora vê o papel de Ponta Grossa para o Estado do Paraná, bem como para a região dos Campos Gerais?

Elizabeth: Desde seu desmembramento de Castro, lá se vão 199 anos, Ponta Grossa é referência de iniciativa, progresso e disponibilidade. Tenho muito orgulho de constatar, e em muitos casos participar, de gestões consorciadas com toda a região, principalmente na saúde, adicionando qualidade de vida a todos. Ainda estamos longe do ideal, claro, mas temos trabalhado dia e noite, incessantemente, para avançar o máximo possível.

Portal aRede: Uma das situações que tem gerado certo “estresse” com a população é a Saúde Municipal. Para a senhora, por que isso ocorre? E o que pode ser feito para melhorar a saúde ponta-grossense para os próximos aniversários?

Elizabeth: Prefiro falar sobre o que está sendo feito para melhorar a saúde de todos os cidadãos de Ponta Grossa para as próximas semanas. Eu já mencionei que tivemos uma confluência terrível, ocasionada pela pandemia mais a baixa no número de médicos disponíveis. Então obviamente o primeiro passo é fazer o possível – e estamos fazendo, tenha certeza, porque os resultados logo se farão sentir – para que esse problema seja solucionado. Contratar mais médicos e disponibilizar mais consultas. Outros passos são a reestruturação das unidades de saúde nos bairros, a descentralização do atendimento em horário estendido para os superpostos, dois deles já com editais encaminhados e a instalação da UPA Uvaranas, que vai acrescentar uma nova porta de entrada para casos de urgência e emergência. A par disso, com o governo do Estado, diretamente com a Secretaria de Saúde e também com a UEPG, estamos trabalhando muito para ampliar o número de leitos hospitalares disponíveis. E isso inclui grandes obras, imensos investimentos e dedicação integral. O que estamos fazendo! Mas não é só, não. Tem muito mais que pode e está sendo feito. Já abrimos agendamento para reduzir drasticamente a espera por exames de imagem para pacientes de gastrologia, avançamos no programa de imunização nas unidades descentralizadas, ampliamos em muito o atendimento odontológico e em saúde mental e reestruturamos o atendimento nas UPAs Santa Paula e Santana. E, para completar, estamos desenvolvendo um grande processo de melhoria das condições sanitárias, ambientais e de segurança alimentar das famílias, para que a saúde seja sim completa. Mudanças tão importantes, num momento tão peculiar, infelizmente não são tão rápidas quanto gostaríamos – e nem conseguimos ainda o realinhamento tributário que precisamos – mas essas melhorias estão em curso e seus efeitos vão ser sentidos rapidamente.

Portal aRede: Como a senhora vê, no atual momento, a situação econômica e educacional em Ponta Grossa? Bem como a qualidade de vida do ponta-grossense?

Elizabeth: As redes pública e privada de educação vêm sendo estendidas e sendo cada vez mais inclusivas, democráticas e eficientes. Com isso, plantamos a semente de futuras gerações mais preparadas, mais saudáveis, mais conscientes e, portanto, muito mais produtivas. O cenário econômico é, sempre, reflexo da condição de desenvolvimento de uma sociedade. A mudança de algumas matrizes importantes, cenários inovadores, economia criativa, novas cadeias produtivas, uma avalanche de novos empreendimentos se traduz num cenário de amplo desenvolvimento. Que, aí entra a parte da administração e de cada cidadão, também precisa se refletir na qualidade de vida das famílias. E isso passa também pelo redesenho das ações sociais e tributárias da cidade. Impostos inteligentes, cobrados de quem mais tem, se transformam em serviços essenciais para quem mais precisa.

Portal aRede: E sobre a Segurança Pública de nosso Município? Como a senhora enxerga o atual momento?

Elizabeth: O principal problema de segurança pública é a disseminação do uso de entorpecentes. A grande maioria dos crimes contra o patrimônio é praticada por dependentes químicos. Então é preciso atuar de forma integrada: planejamento, inteligência policial, ações de abordagem ativa, encaminhamento social e médico, quando for o caso e também prevenção. Orientação, educação e principalmente informação entre os públicos mais vulneráveis, especialmente as crianças e os jovens.

Portal aRede: O que a senhora pretende melhorar em nossa cidade para o aniversário do próximo ano?

Elizabeth: O que for necessário. E melhoria é o que precisamos, em muitas áreas. Se está funcionando, pode melhorar. Se não está funcionando, precisa funcionar. Nossa equipe trabalha para que tudo seja melhorado: do andamento dos processos à acolhida nos CRAS; do horário de ônibus à conservação de vias.

Portal aRede: Já falando em futuro, como a senhora visualiza Ponta Grossa daqui cinco, dez anos?

Elizabeth: Eu sou realista, acredito em sonhos. Mas acredito ainda mais na vocação de nossa cidade em ser maior, melhor e mais humana. É para isso que todas as manhãs acordamos com disposição, gana de lutar e avançar mais. O desafio é nossa força. Estamos construindo hoje a cidade que queremos ter amanhã. Ninguém pode esperar se sentar à sombra de uma árvore e ela não for plantada. Ninguém pode esperar justiça se não houver caminhos para isso. Então é isso que visualizo: justiça, oportunidade, segurança, saúde e muita esperança. Temos um povo alegre, que redescobre sua cidade aos poucos. E que vai ter cada dia mais motivos para se orgulhar dela.

Portal aRede: Ainda falando em futuro, a senhora pode adiantar alguns projetos/iniciativas que pretende colocar em prática em nossa cidade?

Elizabeth: Os projetos são claros e conhecidos de todos: incrementar o atendimento a quem mais precisa, da saúde à segurança alimentar; fazer avançar cada vez mais as obras de infraestrutura, não só viária; dispor de mais e melhores serviços, e permitir que cada vez mais o espírito empreendedor de nossa gente tenha liberdade e oportunidade. Como vamos fazer isso? Me acompanhem que eu vou mostrando o que fazemos a cada dia para isso.

Portal aRede: Por fim, qual é a mensagem que a senhora deixa sobre o aniversário de 199 anos de Ponta Grossa?

Elizabeth: Ame sua cidade. Respeite seu vizinho. Seja participativo e consciente. Cidadania contempla voto, voz e trabalho. Cidadania exige compromisso, disposição e boa vontade. Lembremos sempre: aquilo que chamamos “público”, pertence a todos. Cuidar da cidade começa muitas vezes em casa, na praça, no ônibus, na escola, no campo. Mas termina sempre no coração: vamos cuidar melhor de quem faz Ponta Grossa ser essa cidade tão linda e tão importante.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE