Cáritas destaca ações sociais e mobilização da Igreja Católica | aRede
PUBLICIDADE

Cáritas destaca ações sociais e mobilização da Igreja Católica

Entidade reforça “olhar ao sofrimento dos empobrecidos” e projeta iniciativas para ampliar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade

Gilson da Silva explica que o foco das ações da Cáritas é especialmente nos migrantes que buscam oportunidades de recomeçar a vida na região
Gilson da Silva explica que o foco das ações da Cáritas é especialmente nos migrantes que buscam oportunidades de recomeçar a vida na região -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em 15 anos de atuação em Ponta Grossa, a Cáritas Diocesana chegou à marca de 100 mil pessoas atendidas em ações da entidade ligada a Diocese de Ponta Grossa. Neste aniversário de 199 anos da cidade, o diácono Gilson Camilo da Silva, presidente da Cáritas, destacou ao Jornal da Manhã algumas das atividades da entidade e também o seu papel junto de uma série de atividades realizadas pela Diocese para a comunidade no município.

“O trabalho social da Cáritas é pautado pela transformação social, é uma entidade de assessoramento, promoção e atuação social que trabalha na defesa de direitos e desenvolvimento sustentável solidário. Foi fundada em 5 de agosto de 2007 e tem um olhar ao sofrimento dos empobrecidos e que estão em situação de vulnerabilidade”, explica Gilson, que também destaca a estrutura a qual a entidade faz parte.

“Somos uma entidade da Igreja Católica, portanto uma entidade da Diocese de Ponta Grossa. A sociedade reconhece as várias ações da Igreja, entre elas a Pastoral da Criança, as Pastorais Sociais, Vicentinos, e de instituições católicas que temos pela cidade”, detalha o diácono. Neste contexto, “a Cáritas colabora na gestão do Fundo Diocesano, que é fruto da arrecadação que ocorre nas missas do Domingo de Ramos, o qual apoia projetos anualmente que tenham ligação com o tema da campanha da fraternidade”, conta.

Ações direcionadas

Gilson da Silva explica que o foco das ações da Cáritas é especialmente nos migrantes que buscam oportunidades de recomeçar a vida na região. “A Cáritas atua na área da migração e refúgio, onde já atendeu mais de 2,5 mil migrantes. Também atua na economia popular solidária, fomentando grupos de geração de renda na área do meio ambiente, gestão de riscos e emergências. Todos os projetos apoiados e executados pela Cáritas vêm de encontro com a transformação social, buscando que todos tenham uma vida digna”, ressalta o diácono.

Foram mais de 30 mil pessoas impactadas diretamente pelas ações da Cáritas e outras milhares de familiares de forma indireta, chegando a cerca de 100 mil pessoas beneficiadas. Além das ações já realizada, a entidade já projeta as próximas atividades no Paraná. “Estamos iniciando na Diocese o projeto Pão Nosso, que é uma campanha estadual da Cáritas Brasileira Regional Paraná e CNBB Sul, que visa realizar um levantamento das famílias que nossas paróquias atendem entregando alimentos, acompanhado e auxiliando em suas necessidades. Vamos arrecadar recursos financeiros para aquisição de alimentos da agricultura familiar e cartões alimentação, repassar as paróquias cestas e cartões de alimentação para que cheguem até as famílias mais vulneráveis e elaborar um relatório com o mapa da fome no Paraná e com as ações desenvolvidas pela igreja”, detalha Gilson.

“A religião busca ajudar as pessoas”

Ainda durante a entrevista, o diácono presidente da Cáritas falou sobre o papel e a importância da religião católica na vida dos fiéis. “Podemos falar da religião católica apostólica romana, que busca ajudar as pessoas a encontrar o seu equilíbrio humano e espiritual, ou seja, a certeza que somos criados por Deus e somente ele pode dar a felicidade que é o objetivo de todo ser humano”, explica.

Sobre Ponta Grossa, Gilson lembra que o município é “rico em recursos naturais, indústrias, serviços, entidades sociais, igrejas. Que sua riqueza seja infinita e chegue aos que mais necessitam e que consigamos, na união, construir uma cidade mais humana e igual onde todos tenham dignidade”, parabeniza o diácono.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE