Historiador de PG pede ajuda para recuperar réplica furtada de locomotiva | aRede
PUBLICIDADE

Historiador de PG pede ajuda para recuperar réplica furtada de locomotiva

Réplica da Maria Fumaça foi construída em 1945. Em 2015, o item foi furtado do Centro de Cultura e até o momento não foi recuperada

Historiador de PG pede ajuda para recuperar réplica furtada da Maria Fumaça
Historiador de PG pede ajuda para recuperar réplica furtada da Maria Fumaça -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A história de Ponta Grossa está intimamente ligada à história ferroviária. O início do século XX marcou a chegada dos trilhos e das locomotivas, e a cada viagem, as cargas traziam desenvolvimento para região.

Com o passar dos anos, o que ficou foram as lembranças, as histórias, e as pessoas que cultivam essas memórias. Como o historiador José Francisco Pavelec, um dos maiores ferromodelista do Brasil, que luta pela preservação desta história em Ponta Grossa.

No Parque Ambiental, existe a Maria Fumaça 250, um Patrimônio Cultural Tombado. E a cidade recebeu a doação de uma réplica desta  locomotiva. A réplica, que preserva a história da Maria Fumaça, foi construída em 1945. E uma curiosidade, é que foi construída a vapor e funciona, ou funcionava, porque em 2015, este item foi furtado do Centro de Cultura de Ponta Grossa e até o momento não foi recuperado. 

O historiador Pavelec comenta que a peça é única no mundo todo “é um patrimônio exclusivo, e a família que fez a doação pediu como condição de que não saísse de Ponta Grossa, senão, eu teria doado para Carambeí” desabafa.

Réplica da Maria Fumaça 250 construída em 1945
  

Pavelec tem verdadeira paixão por ferrovia, atualmente coleciona mais de 20 mil itens, e para ele, é muito difícil conviver com este descaso do furto da réplica “O sofrimento é grande. Nós damos um passo para frente e o pessoal da cultura puxa cinco, seis para trás, isso é inevitável”.

A equipe de reportagem do Portal aRede fez contato com a Secretaria de Cultura, que comentou que este furto aconteceu em 2015, durante a madrugada, enquanto o Centro de Cultura passava por reforma. Com a réplica, obras de arte foram furtadas. As obras foram recuperadas, mas a locomotiva não. Há um boletim de ocorrência que registra o fato. 

Locomotiva Maria Fumaça 250, Patrimônio Tombado
Locomotiva Maria Fumaça 250, Patrimônio Tombado |  Foto: Izabelle Antunes
  

Pavelec pede a colaboração para que a réplica seja localizada. “Essa locomotiva desapareceu. Se alguém quisesse resgate, eu me propunha em pagar” finaliza. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE