UTFPR participa de campeonato latino-americano de foguetes | aRede
PUBLICIDADE

UTFPR participa de campeonato latino-americano de foguetes

Esta é a segunda vez que a Orion participa desta competição, a primeira vez de maneira presencial.

Esta é a segunda vez que a Orion participa desta competição, a primeira vez de maneira presencial.
Esta é a segunda vez que a Orion participa desta competição, a primeira vez de maneira presencial. -

Mateus Pitela

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A equipe Orion Aerospace Design, projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), irá participar nos próximos dias 5, 6 e 7 de agosto na cidade de Quadra, interior de São Paulo, da Latin America Space Challenge (LASC), a maior competição de engenharia de foguetes e satélites da América Latina. Esta é a segunda vez que a Orion participa desta competição, a primeira vez de maneira presencial.

No ano de 2021 a LASC ocorreu de maneira remota e a equipe conquistou o terceiro lugar dentre equipes do mundo inteiro. Em 2022 a equipe irá para a competição com o ‘Odyssey’, um minifoguete de 3,10 metros com motor de propelente sólido, que irá competir na categoria 3km de apogeu (altura máxima que ele pode atingir). O diferencial da competição desse ano é que cerca 68 equipes e 10 países estarão competindo em diversas categorias.

Bruna Nizer, capitã da equipe contou a redação do Portal aRede que o trabalho dos alunos é totalmente voluntario e que hoje são 83 alunos que integram a equipe da Orion “hoje somos em mais de 80 alunos que trabalham voluntariamente com o projeto, infelizmente com os altos custos dos materiais e construção do foguete e traslado dos alunos iremos em apenas 30 para a competição”, contou Bruna.

Devido aos gastos com a construção do foguete e com outros projetos da Orion, a equipe está promovendo uma ‘vaquinha’ online para arrecadar dinheiro para arcar com a viagem “nós abrimos essa vaquinha para conseguirmos um auxilio para participarmos dessa competição e conseguir levar o foguete, com tudo certinho, conseguir comprar as ultimas peças e materiais que faltavam”, apontou Nizer. Você pode ajudar a equipe clicando aqui.

Sobre a Orion

A Orion Aerospace Design é uma equipe da UTFPR - PG que reúne alunos de graduação e mestrado com o intuito de construir Minifoguetes, Nanosatélites (CubeSats), além de desenvolver cápsulas com monitoramento remoto para serem utilizadas em conjunto com balões meteorológicos. Ademais, a equipe realizará pesquisas em astrobiologia e projetos de extensão universitária juntamente com escolas de nível fundamental e médio.

A missão do projeto é desenvolver, projetar e aplicar tecnologias do ramo aeroespacial, transmitir conhecimento cientifico e tecnológico para a sociedade e despertar interesse pela ciência.

GALERIA DE FOTOS

  • Projeto do motor de propelente sólido
    Projeto do motor de propelente sólido
  • Minifoguete ‘Odyssey’ tem 3,10 metros com motor de propelente sólido
    Minifoguete ‘Odyssey’ tem 3,10 metros com motor de propelente sólido
  • Minifoguete ‘Odyssey’ tem 3,10 metros com motor de propelente sólido
    Minifoguete ‘Odyssey’ tem 3,10 metros com motor de propelente sólido
 

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE