Prefeitura promove Semana do Patrimônio Cultural | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura promove Semana do Patrimônio Cultural

Evento está marcado para acontecer entre os dias 8 e 12 de agosto, com tema ‘Ensinar, sensibilizar e preservar’

Evento está marcado para acontecer entre os dias 8 e 12 de agosto, com tema ‘Ensinar, sensibilizar e preservar’
Evento está marcado para acontecer entre os dias 8 e 12 de agosto, com tema ‘Ensinar, sensibilizar e preservar’ -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa promove, entre os dias 8 e 12 de agosto, a Semana do Patrimônio Cultural. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento tem como tema ‘Ensinar, sensibilizar e preservar’.

O objetivo da semana é apresentar questões voltadas à educação patrimonial, discutindo o ensinar, o sensibilizar e o preservar. Para isso, o evento terá uma extensa programação, que inclui exposição fotográfica, visita guiada à Mansão Villa Hilda, oficinas, sessão pública de salvaguarda de bens culturais da cidade, entre outras ações.

“Dois importantes momentos do calendário municipal de Cultura são voltados às questões do patrimônio cultural. O PG Memória, que este ano chega à sua quarta edição, fala do patrimônio do ponto de vista mais afetivo e da saudade. Já a Semana do Patrimônio Cultural tem como objetivo fomentar a pesquisa, a discussão técnica, a sensibilização e a educação patrimonial de crianças, adolescentes e adultos. Com isso, queremos chamar a atenção para a importância de preservar o patrimônio cultural da cidade, porque não podemos saber para onde vamos se não soubermos de onde viemos”, frisa o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.

Programação

A abertura da Semana será realizada na Unidade Cultural do Ponto Azul no dia 08 de agosto, às 14 horas, e contará com apresentação da Banda Escola Lyra dos Campos. O evento também contará com abertura da exposição Registros da cidade de Ponta Grossa: corpo e alma, na Unidade Cultural do Ponto Azul, que poderá ser visitada até o dia 31 de agosto.

Uma das atividades mais importantes da Semana do Patrimônio também está marcada para o dia 8. Trata-se de sessão pública de salvaguarda de bens culturais da cidade, além de entrega do Prêmio Guardiões do Patrimônio-Preservadores, que acontece no Cine-Teatro Ópera, às 19 horas. Portugal explica que a sessão de salvaguarda de bens culturais será inédita em Ponta Grossa. “Nunca ocorreu nenhuma forma de preservação do patrimônio imaterial por meio de lei de proteção”, explica. A sessão abrangerá livro de registro dos sabores – artesanato em palha; livro de registros das formas de expressão – Banda Escola Lyra dos Campos; e o livro de registro dos lugares – devoção em torno do túmulo de Corina Portugal.

Durante todos os dias da semana, acontece visita guiada na Mansão Villa Hilda, em que os visitantes poderão participar da Escolinha do Patrimônio e conhecer o Sótão do Fantasma.

Diariamente, na próxima semana, haverá um cronograma de passeio por pontos históricos da cidade com alunos da rede estadual de ensino. Os colégios que participaram da ação serão Prof. Becker e Silva, Prof. João Ricardo von Borell du Vernay, Colégio Estadual Ana Divanir Boratto, Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá e Colégio Estadual José Elias da Rocha. O passeio inclui visita à Praça Marechal Floriano Peixoto, Cine-Teatro Ópera, Sesc Estação Saudade/Museu da Ferrovia, 4. Praça Barão do Rio Branco/Memorial do Ponto Azul e Mansão Villa Hilda.

Oficinas

A Secretaria promove ainda uma série de oficinas, que serão ministradas por Melina Pissolato Moreira, um dos maiores nomes da educação patrimonial no Brasil. Os encontros serão no auditório do Centro de Música. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário on-line. No dia 10, das 13 às 15 horas, o tema será ‘Educação patrimonial e gestações públicas', direcionada a gestores culturais. No dia 11, das 19 às 21 horas, o tema da oficina será ‘Educação Patrimonial: introdução a conceitos e práticas’, direcionada a estudantes de graduação na área de História, Turismo, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e Comunicação. E, no dia 12, com o tema ‘Educação Patrimonial: reflexões e práticas’, das 14 às 16 horas, a oficina será voltada a professores da rede municipal de ensino de Ponta Grossa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Secretaria de Cultura.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE