Museu Cenas abre exposição online com fotos do 1º FUC | aRede
PUBLICIDADE

Museu Cenas abre exposição online com fotos do 1º FUC

São 12 imagens, cedidas pela Diretoria de Assuntos Culturais da UEPG, que retratam o primeiro ano do festival, ocorrido em abril de 1980 no Auditório da Reitoria. A exposição pode ser acessada pelo www.museucenas.com.br.

São 12 imagens, cedidas pela Diretoria de Assuntos Culturais da UEPG, que retratam o primeiro ano do festival, ocorrido em abril de 1980 no Auditório da Reitoria. A exposição pode ser acessada pelo www.museucenas.com.br.
São 12 imagens, cedidas pela Diretoria de Assuntos Culturais da UEPG, que retratam o primeiro ano do festival, ocorrido em abril de 1980 no Auditório da Reitoria. A exposição pode ser acessada pelo www.museucenas.com.br. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

São 12 imagens, cedidas pela Diretoria de Assuntos Culturais da UEPG, que retratam o primeiro ano do festival, ocorrido em abril de 1980 no Auditório da Reitoria. A exposição pode ser acessada pelo www.museucenas.com.br.

Às vésperas da 34ª edição do Festival Universitário da Canção (FUC), que acontece neste sábado, o Museu Cenas de Ponta Grossa disponibiliza ao público a exposição virtual ‘1º FUC: Momento, Movimento e Música’. 

No texto de apresentação são trazidas informações históricas sobre como foi aquela primeira edição, a motivação que levou o Diretório Central de Estudantes (DCE) a criar o festival e um fato que marcou o primeiro dia de evento: a comemoração dos alunos pela conquista do campus Uvaranas da UEPG, aprovada sob pressão naquela mesma tarde em Curitiba e anunciada com muita festa durante o festival.

“É esse olhar que buscamos apresentar com as exposições do museu: um olhar curioso, com informações relevantes e apuradas, que resgatam fatos que marcaram a história de Ponta Grossa e reverberam até os dias de hoje”, afirma a diretora geral do Museu Cenas, Alessandra Bucholdz.

A exposição integra a Série Cenas do Bicentenário, em preparação aos 200 anos de Ponta Grossa em 2023, e tem concepção da arte-educadora e especialista em museus Rafaela Prestes, curadoria de imagens da historiadora Vitória Gabriela e pesquisa e texto curatorial do jornalista e produtor cultural Eduardo Godoy. O Museu Cenas tem como historiador responsável o professor, pesquisador e escritor Fábio Holzmann Maia.

Com patrocínio do Sicredi, o projeto conta com mais de 2 mil fotografias históricas já disponíveis ao público, das mais variadas épocas e temáticas, oriundas de diversos acervos públicos e particulares. A iniciativa é da ABC Projetos Culturais em parceria com a Estratégia Projetos Criativos e tem o incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC).

34º FUC

O Festival Universitário da Canção de 2022 acontece neste sábado, 11 de junho, a partir das 19h, no Cine-Teatro Ópera. Neste ano o evento terá apenas a participação de músicos e musicistas de Ponta Grossa, como forma de valorização do mercado musical local. Após a apresentação das 12 canções concorrentes, o público poderá curtir o show da lendária banda Blindagem, de Curitiba, a maior representante da música paranaense. Os ingressos custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE