Prefeitura de PG planeja otimização de recursos públicos | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de PG planeja otimização de recursos públicos

Medida visa também o fomento de contratos com fornecedores da cidade

Reunião entre as Secretarias Municipais foi realizada na semana passada.
Reunião entre as Secretarias Municipais foi realizada na semana passada. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Medida visa também o fomento de contratos com fornecedores da cidade

Na última semana, a Prefeitura de Ponta Grossa realizou uma reunião entre as Secretarias Municipais com o objetivo de realizar um planejamento integrado e anual de contratações do Município, em cumprimento a Lei 14.133, conhecida também como Nova Lei de Licitações. A medida vai gerar uma maior economia aos cofres públicos e possibilitar uma participação maior de fornecedores e prestadores de serviço da cidade. 

A Nova Lei de Licitações entrou em vigor no ano passado e irá substituir as Leis 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos), 10.520/02 (Pregão) e 12.462/11 (Regime Diferenciado de Contratações – RDC), porém elas continuam valendo até março de 2023, dentro de um processo de transição da legislação. No entanto, a Prefeitura de Ponta Grossa já busca se adequar à nova regra e um comitê já foi criado para atuar na migração.

A secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek conta que o projeto objetiva promover o gerenciamento dos dados adquiridos nos anos anteriores, permitindo ampliar a realização de compras compartilhadas, propiciando a identificação de novas oportunidades de contratação. “As secretarias e fundações já realizam, de maneira independente este planejamento. No entanto, a intenção é fazer de maneira integrada, em detrimento às ações já programadas nas leis orçamentárias como o PPA, a LDO e a LOA”, explica.

Cliciane salienta que o planejamento nada mais é do que a aplicação de procedimentos racionais para a tomada de decisão, oportunizando aos potenciais fornecedores o planejamento para participação dos procedimentos licitatórios, na otimização de recursos, bem como, reduzindo riscos de contratações não vantajosas ou frustradas. “A intenção é unificar certas compras, pois adquirindo produtos em grandes escalas, podemos conseguir produtos de maior qualidade com valores reduzidos”, destaca a secretária.

Além disso, o planejamento anual também servirá para, através de sua divulgação, fazer com que os fornecedores locais tenham condições de se prepararem, para participarem de certames licitatórios e quem sabe, venderem seus produtos e serviços para a Prefeitura. “Queremos fomentar o comércio local para manter os recursos aqui no município, fazendo com que o poder público auxilie na geração de riqueza e renda em Ponta Grossa”, finaliza a secretária.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE