Elizabeth anuncia Centro da Criança e UPA em Uvaranas | aRede
PUBLICIDADE

Elizabeth anuncia Centro da Criança e UPA em Uvaranas

A primeira determinação da chefe do Executivo Municipal é a retomada imediata do atendimento das crianças, com a transformação da Unidade de Saúde Sady Silveira A primeira determinação da chefe do Executivo Municipal é a retomada imediata do atendimento das crianças, com a transformação da Unidade de Saúde Sady Silveira crianças, com a transformação da Unidade de Saúde Sady Silveira

Outra medida confirmada pela prefeita é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Uvaranas, próximo ao Terminal.
Outra medida confirmada pela prefeita é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Uvaranas, próximo ao Terminal. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A primeira determinação da chefe do Executivo Municipal é a retomada imediata do atendimento das crianças, com a transformação da Unidade de Saúde Sady Silveira

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anunciou nesta terça-feira (03) cinco novas medidas para reorganizar o sistema municipal de Saúde do município, com foco principal na implantação de um novo modelo de planejamento e gestão para a saúde.

Clique aqui e assista à live com Elizabeth no portal aRede.

A primeira determinação da chefe do Executivo Municipal é a retomada imediata do atendimento das crianças, com a transformação da Unidade de Saúde Sady Silveira, em Centro de Atendimento da Criança. “Essa unidade vai funcionar todos os dias para atendimento exclusivo das crianças. Graças à economia e corte de gastos em 25% que adotamos no início desse ano, teremos condições de ofertar esse espaço para atendimento com recursos próprios do município”, explica.

Segundo Elizabeth, o Centro de Atendimento da Criança vai estar integrado com as UPAS e com o Hospital Materno Infantil gerido pelo Estado, que, inclusive, irá aumentar de 5 para 15 leitos de internamento. “Essa é mais uma conquista que obtivemos junto à Secretaria de Estado da Saúde e junto à UEPG. Vamos trabalhar todos integrados nessa grande missão”, explica.

Outra medida confirmada pela prefeita é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Uvaranas, próximo ao Terminal. “Será a melhor UPA do Paraná. Uma unidade de grande porte e com serviço mais perto de onde grande número de usuários mora. A nova UPA Uvaranas vai começar a funcionar no ano que vem, quando comemoraremos os 200 anos de Ponta Grossa. Ela vai ser um grande legado, uma grande conquista e orgulho para a nova saúde que estamos planejando”, avalia.

Também será anunciado nos próximos dias o maior programa de reformas, reestruturação de equipes de atendimento e preparação para o serviço médico nas unidades de saúde dos bairros. “Vamos esse ano reformar e modernizar 15 unidades básicas de saúde e outras 15 no ano que vem. E ainda serão mais 15 em 2024! Tudo novo! Limpo, seguro e funcionando em um projeto feito com recursos do município, das emendas de vereadores, emendas de deputados estaduais e federais”, complementa a prefeita.

A quarta medida determinada pela chefe do Executivo Municipal é a reorganização de pessoal que estava no Hospital Amadeu Puppi, que foi fechado por segurança e também vai ser reformado, para atender melhor a população nas Unidades Básicas. Os servidores serão incorporados junto às equipes de Estratégia da Saúde da Família - que fazem atendimento domiciliar - e também ao time de agentes comunitários de saúde. “Quero cada vez mais um atendimento humanizado. Quero virar a página da pandemia e dessa crise que ainda estamos vivendo em nosso sistema. Crise que está acontecendo, aliás, em todas as cidades grandes do Paraná!”, avalia.

A quinta medida prioritária é a determinação ao grupo de gestão da Prefeitura que inicie imediatamente processo de licitação pública para serviços qualificados nas UPAs Santa Paula e Santana. “Como está não ficará mais. É uma questão de tempo. Daqui a pouco as pessoas vão esquecer os momentos difíceis que, infelizmente, atravessamos”, enfatiza a prefeita.

Sobre a gestão da Fundação Municipal de Saúde, a prefeita informou que o novo nome para gerir a pasta será escolhido nas próximas semanas. Enquanto ainda não há definição, a chefe do Executivo assumirá interinamente a pasta. “Eu cansei da lentidão e da falta de planejamento. E esse trabalho não vai depender de um nome.  Esse trabalho será feito com a equipe da Fundação, pelos servidores, e com planejamento. Todos que precisam serão atendidos. Por isso, peço desculpas para as mães e para as pessoas que não têm sido bem atendidas no sistema de saúde da cidade. Isso vai mudar, e logo”, finaliza.

UNIDADES DE SAÚDE QUE SERÃO REFORMADAS EM 2022

- Egon Roskamp (Santa Paula)

- Roberto de Jesus Portela (Ronda)

- CAPS AD (Uvaranas)

- Centro Municipal da Mulher (Vila Liane)

- Centro Municipal de Exames (Centro)

- SAE (Centro)

- Clyceu de Macedo (Santa Terezinha)

- Santo Domingo (Costa Rica)

- Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças)

- Horácio de Miranda (Santa Mônica)

- Ambrósio Brecailo (Bonsucesso)

- Sharise Angélica Arruda (Recanto Verde)

- Conrado Mansani (Uvaranas)

- Aluízio Grochoski (Vila Guaíra)

- Antonio Russo (São José)

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE