Prefeitura de PG avalia cancelar JEM deste ano | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de PG avalia cancelar JEM deste ano

Em razão da pandemia da covid, além de problemas financeiros, Executivo estuda o cancelamento dos Jogos Estudantis Municipais.

O Judô é uma das modalidades que são praticadas durante os Jogos Estudantis.
O Judô é uma das modalidades que são praticadas durante os Jogos Estudantis. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em razão da pandemia da covid, além de problemas financeiros, Executivo estuda o cancelamento dos Jogos Estudantis Municipais

Os Jogos Estudantis Municipais (JEM) deste ano podem ser cancelados. A informação é da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), após questionamento do Portal aRede sobre a realização, ou não, do evento esportivo. O último JEM aconteceu em 2019, antes da pandemia do coronavírus, quando 139 escolas participaram das atividades esportivas, com 9.368 atletas. O cancelamento deste ano pode ocorrer por conta da covid-19, como também a falta de recursos do Poder Executivo.

Com 97% do orçamento comprometido, segundo a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), “a Prefeitura informa que devido a pandemia e o risco elevado de contágio, que levou inclusive ao cancelamento de todas as celebrações públicas de Carnaval, recomenda que esse tipo de evento não seja desenvolvido no momento”, explica a assessoria de imprensa do Poder Executivo. Em 2020, quando aconteceria a 36ª Edição do JEM, os jogos foram cancelados pelo ex-prefeito e atual superintendente-geral de inovação do Paraná, Marcelo Rangel.

Contra

Para Arnaldo Tozetto Junior, professor e técnico de um colégio privado de Ponta Grossa, o possível cancelamento do JEM “é complicado. A gente trabalha na escola com o treinamento. Se você não tem as competições, a escola deixa de investir no professor. Já fui mandado embora de outra escola durante a pandemia. 25 anos no colégio”, explica o docente. Além disso, ele cita os prejuízos para a formação dos estudantes. “O JEM sempre foi o que municiou as equipes da cidade. A gente já vê uma queda de desenvolvimento muito grande, por conta da covid. Será um prejuízo gigantesco e, eu acho, que algumas gerações não vão conseguir recuperar isso”, comenta sobre a situação motora dos alunos.

A favor

Já para outro professor da rede municipal de ensino, que preferiu não se identificar, o possível cancelamento é bem visto, “levando em consideração o tempo para o treinamento e organização da escola. Além disso, muitos não tomaram as duas doses da vacina contra o coronavírus”, lembra o docente de Educação Física. Ele também lembra que o Ginásio Oscar Pereira, por exemplo, está sendo utilizado como ‘Gripário’ para atender as situações com problemas respiratórios.

Outro ponto colocado em discussão pelo professor é se a Prefeitura teria condições de fazer a higienização dos locais realizados para as competições, bem como a fiscalização dos protocolos de segurança contra a covid-19. Entretanto, ele afirma que o possível cancelamento do JEM “é um prejuízo enorme para nossas crianças, pois ela ficam sem a vivência do esporte, sem saber o que é uma competição", fala.

Posicionamento

Com o objetivo de manter a realização do JEM, o diretor geral da Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa (SMESP), Carlos Henrique Pedroso, explica que há uma constante conversa com a prefeita e com a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Entretanto, ainda não há uma definição concreta sobre os jogos. “Há um contingenciamento nas finanças, amplamente falado pelo Executivo. Esse contingenciamento afetará não somente o Esporte, mas todas as secretarias”, lamenta o representante da SMESP.

Arnaldo também lembra a falta de investimentos nos últimos anos. “Toda gestão diminui o valor para o Esporte. Com o Marco Raasch (secretário da SMESP), ele está tentando reviver essas coisas. A gente fala que Saúde é prioridade. O investimento no Esporte poderia ser uma saída para a melhora da condição física de cada um. Se você faz atividade regularmente, a chance de ficar doente diminui e a imunidade aumenta”, lembra o profissional.

Por fim, o docente da rede pública reforça que “o ideal seria adiar o JEM para final do ano. Mas aí tem que ter compromisso dos nossos governantes de mudar algumas rotinas dentro das escolas e dentro da Secretaria de Esportes”, com o objetivo de proporcionar melhores condições para a prática e desenvolvimento esportivo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE