Prefeitura de PG cancela Carnaval de rua deste ano
Festas em locais públicos estão proibidas, assim como aconteceu em 2021, no ápice da pandemia.
Publicado: 16/02/2022, 20:07

Festas em locais públicos estão proibidas, assim como aconteceu em 2021, no ápice da pandemia
Em razão da pandemia da covid-19, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) decidiu cancelar o Carnaval de rua deste ano. Assim como em 2021, as festividades tradicionais que acontecem principalmente com os desfiles na Avenida Vicente Machado seguem canceladas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da última terça-feira (15), e tem a assinatura da prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD) e do procurador-geral do Município, Gustavo Schemim da Matta.
De acordo com o Decreto nº 19.951, fica proibida “as festividades carnavalescas nas ruas e demais espaços públicos” de Ponta Grossa. O motivo, segundo o Poder Executivo, considera “a necessidade de dar complementação às medidas de controle e prevenção para enfrentamento de emergência em saúde pública” em decorrência do coronavírus. Além disso, “a necessidade de adoção de medidas extraordinárias para a prevenção e defesa” contra a covid-19.
Em relação sobre a possibilidade de festas privadas, a Prefeitura sugere que as orientações do Decreto nº 19.668/2021 sejam seguidas pela população ponta-grossense. No texto, “é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em todos os ambientes fora do domicílio, o distanciamento social e a desinfecção das mãos em ambientes de uso público”. O cancelamento do Carnaval deste ano não explica se haverá multa para as pessoas que descumprirem as orientações do Poder Executivo.
Segundo o último boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS), desta quarta-feira (16), Ponta Grossa registrou 519 novos casos da Sars-CoV-2, com um óbito. Desde o início da pandemia, a cidade já teve 73.739 pessoas positivadas e 1.482 munícipes que perderam suas vidas para o vírus. Se for levar em consideração os últimos sete dias, Ponta Grossa teve 3.182 novos casos da covid-19. Por conta disso, os cuidados em relação à pandemia precisam ser mantidos.
Capitas cancelam eventos
Todas as capitais brasileiras, mais o Distrito Federal, cancelaram ou suspenderam as festas de carnaval deste ano por causa da pandemia de Covid-19. A decisão das prefeituras foi tomada depois que a variante Ômicron elevou o número de casos e de mortes causadas pela doença em todo o País. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o carnaval de rua foi suspenso, enquanto o desfile das escolas de samba foi remarcado para o feriado de Tiradentes, em abril. Na maioria das capitais, como em Salvador e Recife, o carnaval está sendo cancelado pelo segundo ano consecutivo, sem qualquer definição sobre a realização das festas em outra data.