Padres e leigos de paróquias rezam juntos a São José | aRede
PUBLICIDADE

Padres e leigos de paróquias rezam juntos a São José

Celebração reuniu padres e leigos de cinco paróquias de PG

Padres do Setor 2 participam de celebração única para encerrar o Ano de São José
Padres do Setor 2 participam de celebração única para encerrar o Ano de São José -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Celebração reuniu padres e leigos de cinco paróquias de PG

Terminou ontem (8), o ano dedicado a São José, padroeiro da Igreja universal. Em uma referência especial, o Papa Francisco rezou para que ele seja um guia no caminho da santidade. Na Diocese de Ponta Grossa, os padres do Setor 2 organizaram uma celebração conjunta para marcar o encerramento do ano. A Santa Missa foi rezada no pátio da igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Oficinas, com representantes das diferentes paróquias ajudando na sua realização. Os fiéis puderam participar de dentro dos carros e também, quem preferiu, sentar-se em cadeiras mais perto do altar. Perto de 60 veículos acompanharam a celebração.  

A animação ficou por conta da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, a Primeira Leitura foi feita por um leitor da Paróquia Espírito Santo, a Segunda Leitura, da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, os Salmos declamados por integrantes do Ministério de Música da Nossa Senhora de Fátima e as preces foram lidas por leigos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Quem celebrou pela paróquia anfitriã foi o vigário, padre José Amilton Gomes dos Santos. No final da celebração, Elenilson Coimbra, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, vestiu-se de São José e andou entre os carros, acenando. A resposta veio em forma de buzinaço e muitos piscas ligados.

Padre Gilberto de Andrade Torquato, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, foi o idealizador da celebração. “A última reunião de 2021 do nosso Setor foi realizada aqui na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro. Quase concluindo nossa reunião, eu mesmo tive essa ideia, porém, perguntei se em nossa Diocese teríamos a conclusão desse ano josefino. Padre Joel (Nalepa) me disse que não, que nada seria realizado oficialmente. Os padres gostaram da ideia e acolheram com alegria e me pediram para organizá-la, envolvendo todas as seis paróquias. Montei um grupo com cada coordenador de Liturgia, realizamos duas reuniões para articular os detalhes práticos e toda logística desse dia”, detalhou.

“Esse ano dedicado a São José foi um ano tão rico, de tantas graças, tantas bênçãos, de conhecimento da vida de José, aprofundamento na sua vida... Tivemos o retiro com Dom João (Braz de Aviz), eu participei e inúmeros padres também. Foi uma riqueza muito grande. Precisávamos concluir com algo de expressão. Celebramos a missa à Imaculada Conceição e, no final, fizemos uma homenagem a São José”, acrescentou padre Gilberto, contando que essa foi a segunda vez que uma celebração une representantes das paróquias do Setor 2. A primeira foi no Natal de 2019.

De acordo com padre João da Costa Holanda, pároco da Nossa Senhora de Fátima, desse primeiro momento, participaram diáconos e apenas três padres, de poucas paróquias. “Foi no Parque Linear. Queríamos unir o Setor e fazer a celebração na praça. Foi muito bonito. Era para se repetir em 2020, mas, devido a pandemia, não foi possível. Agora, todos os padres resolveram celebrar juntos esse dia da Imaculada Conceição. Com graças a Deus estamos ajudando o povo de Deus a celebrar, rezar e participar bem das festividades”, destacou. Participaram os párocos da Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora do Monte Claro, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Espírito Santo. No Setor 2 ainda está a Paróquia São Cristóvão.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE