Campanha quer levar a luz do Natal a todos os lares | aRede
PUBLICIDADE

Campanha quer levar a luz do Natal a todos os lares

Caritas repete campanha 10 Milhões de Estrelas; Velas simbolizam a luz de Jesus que chega no Natal

 Campanha quer mobilizar para semear em todos os lugares ações que fortaleçam a Cultura do Encontro
Campanha quer mobilizar para semear em todos os lugares ações que fortaleçam a Cultura do Encontro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Caritas repete campanha 10 Milhões de Estrelas; Velas simbolizam a luz de Jesus que chega no Natal

A Caritas Diocesana repete esse ano a campanha 10 Milhões de Estrelas, iniciativa permanente da Cáritas Brasileira, que acontece no período do Advento e Natal, como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza. São vendidas velas vermelha, branca, verde e roxa, em forma de estrela, que vêm uma caixinha com a Oração da Paz. O custo é de R$ 5. As velas podem ser adquiridas diretamente na sede da Caritas e solicitadas pelo e-mail [email protected], ou, pelo telefone/whatsapp (42) 3226-1165.  Ano passado, 750 velas foram vendidas na Diocese de Ponta Grossa.

Cada vela acesa durante o período do Advento ou na noite de Natal, na Campanha 10 Milhões de Estrelas, convida homens, mulheres, jovens e crianças, a participar ativamente da jornada em busca de um futuro melhor e mais justo para toda a Criação, em nossa Casa Comum, o planeta Terra. O grupo, família ou comunidade são convidados a, em um momento celebrativo, orante, ou de reflexão, acender a vela da paz, em um espaço público, se as condições da pandemia de Covid-19 permitirem, ou mesmo em espaços virtuais, se assim for preciso.

A indicação é de que a família, grupo ou comunidade juntos também realizem a Oração pela Paz que acompanha a vela. O que se quer é ampliar a constelação de estrelas pela paz, fazendo com que as velas cheguem a mais pessoas criando uma forte corrente de oração, iluminando cada vez mais a vida da pessoa, principalmente em época de pandemia e isolamento social. “A campanha quer levar essa intenção de viver esse momento de luz a todo o País”, comenta o presidente da Caritas Diocesana, diácono Gilson Camilo da Silva.

Segundo o diácono, a iniciativa foi divulgada em e-mail endereçado às paróquias de toda a Diocese, e, nesta quinta-feira (18), padres, vigários e diáconos souberam mais detalhes da campanha durante a reunião geral do clero, em Imbaú. “Fui falar da importância de todos estarem participando. Iriam (os padres) conversar com os conselhos paroquiais para ver a melhor maneira de estar celebrando junto com a Caritas esse momento. Percebi que foi bem recebida a ideia, mas ainda não sei dizer o número de paróquias que vão aderir. Acredito que 50% delas participem”, ressalta Gilson Camilo da Silva, alegando que a campanha quer um Natal celebrado com luz, onde é priorizada a vida. “Aquilo que estava escondido foi iluminado. Jesus é a luz que vem trazer para nós a alegria e a paz”

As paróquias que comprarem as velas da campanha receberão também uma sugestão de roteiro celebrativo, onde consta os cantos, leituras, comentários, orações, os dizeres para a bênção das velas e um momento de partilha, a partir da expressão: ‘Escolhe, pois, a vida”?

História

A campanha 10 Milhões de Estrelas teve início em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas, foi em 2002 que a ação iniciou o seu percurso pelo mundo. No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE