História de Santos Dumont é contada em PG | aRede
PUBLICIDADE

História de Santos Dumont é contada em PG

Grupo especializado na técnica de teatro de sombras se apresentada para crianças e adolescentes

A Companhia Karagozwk é especialista na arte milenar deste tipo de teatro e atua há 35 anos na região sul do país
A Companhia Karagozwk é especialista na arte milenar deste tipo de teatro e atua há 35 anos na região sul do país -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Grupo especializado na técnica de teatro de sombras se apresentada para crianças e adolescentes

Por meio da magia do teatro de sombras diversas histórias da trajetória de Santos Dumont são contadas através de um amigo mecânico da época, levando o público à Paris de 1900 em um palco cheio de imagens e sons. É o espetáculo “Alberto, o menino que queria voar...”, realizado pela Companhia Karagozwk, que terá duas apresentações no Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez, em Ponta Grossa, no próximo dia 11.

O espetáculo, que é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Copel, Caminhos do Paraná e Servopa, conta com a coordenação da ABC Projetos Culturais e será levado a 10 municípios paranaenses, em 24 apresentações. A apresentação é acompanhada da tradução em libras através de telão disponibilizado no palco. A medida garante acessibilidade às pessoas com dificuldade auditiva. 

Santos Dumont, engenheiro brasileiro, é considerado o pai da aviação. Seus insistentes estudos e testes o levaram  a desenvolver o dirigível e a construir dois grandes aviões para a época: o 14-Bis e o Demoiselle. Munido de perseverança e dedicação, fez com que seus sonhos se tornassem realidade revolucionando a sociedade  com suas invenções, que também chegaram a outras áreas. O tema do espetáculo é sua trajetória, tratando sobre suas aventuras e descobertas, enquanto busca realizar seus sonhos.

Após cada apresentação, o diretor e a equipe técnica conversam com o público sobre as técnicas e características do teatro de sombras. “Os seus  efeitos  especiais, imagens e  cores envolvem o público por  completo, do  começo  ao  fim  da  apresentação”, ressalta o diretor da Cia. Karagozwk, Marcello Andrade dos Santos. O passo a passo da técnica envolvida é  explicada, revelando que, por meio  de estudo  e  dedicação,  qualquer pessoa pode construir os próprios  recursos  e equipamentos. “Desta  forma o trabalho age   como  facilitador  no  campo  da arte  e  da  comunicação no  meio  escolar”, afirma Marcello. 

A Companhia Karagozwk é especialista na arte milenar deste tipo de teatro e atua há 35 anos na região sul do país. Desde 2009, é citada pelo Dicionário do Teatro Brasileiro - Editora Perspectiva página 306 – como referência no Brasil na prática desta arte.

Premiações

"Alberto, o menino que queria voar..." foi o espetáculo que representou o Brasil no Xº Taller Internacional de Titeres de Matanzas - CUBA 2012. Um ano antes, em 2011, já havia sido selecionado pelo Edital de Formas Animadas da Fundação Municipal de Cultura de Curitiba. Cumpriu uma temporada de junho a setembro de 2012 de 24 apresentações em Ruas da Cidadania, projeto da Fundação de Cultura de Curitiba.

Em 2014 integrou a programação oficial do 1º FIS - Festival Internaional de Teatro de Sombras, em Taubaté/SP. Integrou também a programação oficial do Festival Espetacular de Bonecos de Curitiba em 2015 e foi classificado em 2º lugar no Edital Prêmio Domingo tem Teatro da Secretaria de Estado de Cultura do Paraná, em 2018. O espetáculo já foi levado aos palcos de São Paulo e Rio de Janeiro e percorrerá municípios paranaenses até dezembro deste ano. Confira as apresentações agendadas:

Ponta Grossa

11/11, às 14h e 15h30: Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez

Carambeí

12/11, às 14h e 15h30: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Tibagi

19/11, às 09h e 14h: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Curitiba

15/12, às 19h30: Colégio Estadual do Paraná

16/12, às 14h: Colégio Estadual do Paraná

Informações Assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE