Acipg promove intercâmbio para impulsionar o Associar | aRede
PUBLICIDADE

Acipg promove intercâmbio para impulsionar o Associar

Equipe da Acipg esteve em Santa Catarina para conhecer trabalho feito pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.

ACIPG vem promovendo uma série de atividades de intercâmbio para auxiliar no desenvolvimento empresarial e social de Ponta Grossa.
ACIPG vem promovendo uma série de atividades de intercâmbio para auxiliar no desenvolvimento empresarial e social de Ponta Grossa. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Equipe da Acipg esteve em Santa Catarina para conhecer trabalho feito pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) vem promovendo uma série de atividades de intercâmbio para fortalecer o associativismo, melhorar o ambiente de negócios e auxiliar no desenvolvimento empresarial e social de Ponta Grossa. Na última semana uma equipe da Acipg esteve em Jaraguá do Sul para visitar a Associação Empresarial local, onde conheceu mais sobre a cultura associativista e as iniciativas promovidas pela entidade catarinense.

De acordo com a Diretora de Assuntos Institucionais da Acipg, Giorgia Bin Bochenek, a visita à Associação Empresarial de Jaraguá do Sul foi muito proveitosa, da qual muitos exemplos podem ser tirados e aplicados aqui em Ponta Grossa. “Foi uma visita bastante produtiva, hoje a cidade tem 140 mil habitantes e eles têm 1400 associados. Foi interessante observar que eles fizeram vários núcleos setoriais, hoje são 17 núcleos que eles têm começaram com consultores das empresas, das multinacionais que lá tem. E com isso cria um engajamento, eles começaram a perceber a importância de pessoas do mesmo segmento se reunirem. A gente vê essa dificuldade aqui e eles têm um trabalho muito bem feito, de ter vantagens em compras conjuntas, campanhas”, explica. “Durante a tarde tivemos uma visita ao centro de inovação deles, onde o município participa junto com a associação comercial da cidade e com empresas privadas. Então são três entidades que uniram em prol de um objetivo comum que é a inovação das indústrias”, complementa. 

Para Gilmar Denck, gerente institucional da Acipg, a visita fortalece a cultura associativista, o que representa o desenvolvimento social e econômico de uma região. “Em minha opinião, Jaraguá do Sul tem uma das melhores associações comerciais do país, não pelo tamanho, mas pelo seu espírito associativista. Isto é muito forte para eles, e essa é a cultura de prosperidade, desenvolver o associativismo, para que a gente consiga desenvolver todas as empresas da cidade que nós buscamos. E eles tinham essa pegada muito forte, eles criaram um centro empresarial, onde eles associam todas as entidades, todos com o mesmo propósito: o desenvolvimento da região”, argumenta Denck, que também ressaltou a importância do centro de inovação criado pela associação em Jaraguá do Sul.

“Esse ano voltamos, buscando o foco bem definido que era entender um pouco melhor o Empreender e o centro de inovação que criaram há pouco tempo. Foi muita grata a satisfação e a surpresa ver que eles evoluíram, hoje eles mantêm o foco na cultura associativa usando o Empreender, e tal como nós, fizeram algumas reformulações, para tornar o Empreender mais forte, mais efetivo. E hoje com o centro de inovação eles estão atuando também na educação empreendedora e na educação de governança, que é o tripé que forma o Associar, nosso programa que estamos lançando”, destaca o gerente institucional.

O Programa Associar está baseado no tripé de empreendedorismo, governança e associativismo, elementos muito presentes no trabalho verificado na associação visitada pela equipe da Acipg, afirma Gilmar Denck. “O Associar está baseado na educação empreendedora, na educação de governança, que é uma educação financeira, que sustenta, a educação empreendedora gera riqueza, a governança assegura a riqueza, e o associativismo promove a prosperidade, que é uma divisão da riqueza, para que todos prosperem. Não há como ter uma empresa rica em um bairro pobre, não tem sentido uma grande empresa em uma cidade pobre. É importante que a cidade cresça em volta do ambiente empresarial, que é o único capaz de gerar riquezas. Eles têm essa visão e foi isso que nós formos buscar e nós trouxemos”, finaliza Denck.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE